quarta-feira, 9 de junho de 2010

OS NOVOS PIRATAS!

A pirataria sempre foi bárbara e selvagem. Todavia, para nós, parecia uma coisa longínqua, romantizada por romances, filmes de aventuras e bandas desenhadas. Eis que, de súbito, em pleno século XXI, somos de novo acordados para esta realidade. Lá longe, nos mares da Somália, a pirataria, que se julgava extinta e confinada à História, volta outra vez à ordem do dia, quando ouvimos as notícias de cargueiros e petroleiros que são assaltados... E aqui, não se fala de homens de pernas de pau, com papagaios ao ombro, nem de figuras icónicas de lenço na cabeça, normalmente com um olho vazado, mas sim de mercenários oriundos de países pobres que vêem na pirataria uma forma de angariar dinheiro. E isso, faz-nos reflectir muito seriamente nas desigualdades cada vez mais acentuadas do mundo em que vivemos. Sim, porque os piratas de hoje já não estão armados com sabres e espadas, mas sim com metralhadoras. Contudo, os seus actos são tão sanguinários como os dos piratas de outrora. No entanto, ao desenhar um destes homens anónimos, admito que também eu, tenha feito uma representação muito romantizada destes piratas de hoje, pois a realidade é sempre muito pior...

6 comentários:

  1. hhhhhhhhhhhhhe altamente João, foste super rápido hehehehe

    mais um super trabalho made in João Amaral

    :D

    grande abraço
    raz

    ResponderEliminar
  2. Depois de duas semanas com o João Raz como o ilustrador com o lápis mais rápido aqui do blogue, eis que temos agora um outro trabalho feito de um modo bastante rápido, feito pelo o também João, Amaral de apelido. ;)

    Grande trabalho João, tanto pela forma sábia com que abordaste o tema desta semana, dando uma visão diferente e actualizada da temática "piratas", com uma ilustração que prova uma vez mais que para ti a pintura digital não possui segredos, acompanhada ilustração essa por um texto que achei deveras interessante, bem escrito e muito objectivo na sua explanação sobre a pirataria moderna!

    Sem dúvida é um prazer continuado poder acompanhar as tuas participações aqui no blogue, pois tens sempre abordagens muito interessantes!

    Os meus parabéns! ;)

    ResponderEliminar
  3. Muito bom conceito e execução! Very nice!!! xD

    ResponderEliminar
  4. João, quando vi a tua ilustração achei extremamente curiosa a abordagem (infelizmente) mais actual da pirataria. Acho brutal teres apresentado uma representação diferente daquela que nos vem primariamente à cabeça. Quanto à parte técnica e estética, o que dizer? O teu trabalho é sempre brutal! Parabéns!

    ResponderEliminar
  5. Enfim a piratia será sempre uma constante penso eu, para além dos clássicos piratas do mar hoje também há piratas aéreos e informáticos, etc... sendo umas formas de piratia mais brutais que outras. Infelizmente a naval foi sempre uma das mais brutais e acho que conseguiste retratar muito bem essa brutalidade crua com a tua magnifica pintura :)

    ResponderEliminar
  6. João,
    Mais uma vez obrigado.

    Paulo,
    Pois, confesso que quando olhei para o tema a imagem dos piuratas da Somália foi o que me veio logo à cabeça. Depois, lembrei-me dos corsários de outros tempos, mas achei que uma vez que se fala em pirataria, porque não evocar um tema que faz parte da actualidade. Se o consegui ou não, isso é outra história.

    Amb,
    Obrigado pelo incentivo.

    Asphodel,
    Obrigado mais uma vez, mas como disse ao Paulo a primeira imagem que me veio à cabeça foi aquela. Podia ter sido outra, mas foi aquela.

    Ana,
    Ora aí está mais uma temática poriginal de que tu te lembraste. E essa confesso que nem a mim me ocorreu quando olhei para o tema. De resto, agradeço também as tuas palavras. Thks! :o)

    ResponderEliminar