sexta-feira, 25 de junho de 2010

A verdadeira origem do "Macaquinho do Chinês"!


Depois do acontecimento histórico de há algumas semanas atrás, em que através de um esboço de Van Gogh, se conseguiu ficar a conhecer o verdadeiro motivo que o levou a ficar sem a orelha direita, eis que a mesma equipa de investigadores nos traz aqui mais uma bombástica descoberta, mais propriamente a origem do popular jogo "O Macaquinho do Chinês".

Baseando-se em extensivos estudos, comprovados pela recente descoberta de um pergaminho onde está representada a origem do jogo, provou-se que tudo começou a partir de um caricato episódio, vivenciado na China, por Chow-Chow Li Popotao e o seu macaco To-Mané, mais propriamente estando Chow-Chow concentrado a preparar a sua refeição, o astuto macaco, com o apetite aguçado, começou a se aproximar sorrateiramente, parando exactamente na posição em que se encontrava, sempre que o seu dono se virava desconfiado de que o macaquinho estaria a preparar alguma coisa. Ora o To-Mané foi repetindo essa operação até estar bem perto do seu desejado alvo, agarrando-o firmemente e fugindo triunfante em direcção ao horizonte.

Toda esta situação foi observada atentamente por duas crianças, que divertidas pelo acontecimento em questão, acabaram por dar origem ao jogo que ainda hoje, passados 2000, é imensamente popular e onde todos os participantes acabam por imitar, brincando, aquele mesmo episódio vivido há milénios atrás, por Chow-Chow e o seu macaquinho.

9 comentários:

  1. Pronto e lá está o macaquinho do Chinês aquilo que me tinha lembrado também, mas infelzimente esta semana não devo ter tempo já para fazer isto.

    Gostei imenso do teu conceito e adorei a palete de cores que escolheste. Muito bom Paulo. Parabéns!

    ResponderEliminar
  2. Muito fixe! Essa não sabia eu!
    Gosto também da paleta de cores e de todo o cheirinho oriental que exala a ilustração!

    (Parece que esta semana está difícil para todos!)

    ResponderEliminar
  3. Olá Ana! :) Eh eh, parece que estamos realmente em sintonia, pois depois de termos tido abordagens parecidas no tema "Animais de Estimação" e "Piratas", esta seria a terceira vez que teríamos uma abordagem semelhante e fico a torcer para que consigas arranjar um tempinho para completares a tua ilustração!

    Em relação aos comentários, como sempre deixaste-me cheio de energia positiva, pois é sempre óptimo podermos ler essas excelentes palavras!

    ResponderEliminar
  4. Olá Carla!
    Agradeço-te imenso o teu comentário e fico verdadeiramente feliz por ter conseguido fazer exalar um cheirinho a oriental, pois era esse também um dos objectivos e que me levou a investigar as cores utilizadas em pergaminhos antigos, made by China, tentando de seguida reproduzir aproximadamente esses mesmos tons!

    O tema é fantástico e de certeza que neste momento estarão todos a completarem ou a prepararem as suas ilustrações e entre hoje a amanhã certamente que irão começar a chover novos trabalhos aqui no blogue! ;)

    ResponderEliminar
  5. Olá Paulo,
    Estás um verdadeiro artista, não só no desenho, como nos textos que são sempre deliciosos de se ler. Mas deixa-me dar uma palavra em relação à ilustração, provavelmente e quanto a mim, uma das melhores que aqui colocaste. O trablho de cor está fantástico e conseguiste plenamente dar aquela sensação de um velho manuscrito oriental. A forma como tu concebeste o desenho (com caracteres e tudo) está excepcional! Adorei!

    ResponderEliminar
  6. Paulo, está espantosa a tua ilustração. E qual foi a minha surpresa quando vi que também escolheste o mesmo tema que eu (mas logo posto a minha ilustração com uma abordagem bem, bem diferente).

    Mais uma vez parabéns pelo trabalho desta semana. A ilustração está com um belíssimo tratamento gráfico. ;)

    ResponderEliminar
  7. Meus bons amigos João e Ricardo, com escritos desses o ego de um artista sobe sem dúvida rumo a elevados patamares!

    Respondendo mais individualmente, João, te faço aqui a justa retribuição do que escreveste sobre os textos que escrevo, pois também tu escreves de um modo que se torna um deleite ler as tuas palavras.
    Em relação à ilustração em si, ela surgiu de um modo descontraído e gradual, começando primeiro pelo conceito, baseado no nome do jogo, vindo depois toda a restante panóplia de elementos que fluíram espontaneamente e que confesso me surpreenderam no final, pois acabou por se transformar por ela própria de um modo que não havia pensado ao início! ;)

    Ricardo, agradeço-te uma vez mais as tuas palavras e pelos visto, tu és, a par da Ana Saúde, um dos participantes do blogue que partilha um pensamento criativo semelhante ao meu, pois já no tema "Animais de Estimação" tínhamos criado uma ilustração bastante similar!
    Cá ficarei a aguardar essa tua versão do jogo, que de certeza estará espectacular e que prova que o legado de Chow-Chow e do seu macaquinho, está bem vincado em todos nós! :)

    ResponderEliminar
  8. és um contador de histórias ...narrador..e emerges inteiramente na geometria do que crias..tens um talento nato

    parabens
    raz

    ResponderEliminar
  9. João, com poucas palavras conseguiste definir na exactidão uma das características que mais revejo em mim: a de contador de histórias, que é uma característica que partilho certamente contigo e com outros autores que se dedicam também à Banda Desenhada ;)

    Contar uma história, desenvolver as personagens, pensar no seguimento da acção, são coisas que fazemos com uma grande fluidez, sendo que o maior desafio ao longo destas semanas a participar no blogue é mesmo, depois de ter a ideia para a ilustração, idealizar a melhor forma de a pôr em prática, pois essas ideias muitas vezes transportam-me para terrenos onde tenho menos conhecimento, o que tem sido óptimo, pois me permite desenvolver novas formas de representação artísticas e evoluir como artista!

    Um big big Abraço e um muito obrigado! :)

    ResponderEliminar