segunda-feira, 19 de abril de 2010

Algumas considerções

A administração do TWotEP gostaria de deixar algumas considerações:

1) Todos os amigos dos artistas do blog, visitantes que por acaso (ou não) encontraram o blog, ou qualquer outra pessoa que queira participar, basta ler as regras do blog, e mediante a concordância com as mesmas, enviar um e-mail para twotepencil@gmail.com, de preferência com exemplos do vossos trabalho, link de blog/DA/portfolio, etc.

2) A escolha semanal do tema está a ser feita por ordem de entrada no blog. A pessoa é indicada imediatamente após o lançamento do próximo tema. Se a pessoa escolhida para a próxima semana não puder estar online às 00h de domingo para segundo, pedimos que nos avise para que possamos trocar a vez com o membro seguinte, garantindo assim que à hora estipulada o tema é lançado.

3) Os admins criam todas as semanas uma etiqueta com a semana correspondente ao exercício. Quando fizerem nova mensagem para postarem a vossa ilustração, reparem que em baixo do texto, existe uma entrada que diz "Opções de mensagens", e basta escreverem um "S" que irá aparecer a lista de etiquetas correspondentes.

4) Esperamos sinceramente que o entusiasmo e o crescimento do TWotEP se mantenham e exponenciem; da nossa parte tudo faremos para isso.

HADOUKEN!

16 comentários:

  1. Os meus parabéns pelo excelente trabalho na concepção deste blogue e pela forma organizada e objectiva como nos é dada a informação sobre as regras de participação e os diversos procedimentos! Gostei do novo aspecto do blogue, que está muito mais "leve" e harmonioso do que o aspecto anterior! Abraços e votos de continuação do bom trabalho!

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Paulo, e que tu possas contribuir e muito para o crescimento do TWotEP.

    ResponderEliminar
  3. Já que estamos a falar sobre uma coisa séria não queria deixar de mencionar que todos os participantes deveriam restringir-se à ilustração e ao desenho, pois acho que se não tivermos esse cuidado, as coisas poderão tomar um rumo diferente. Tenho também a dizer que os autores deveriam também respeitar os temas que são lançados sem apoio de texto...acho que as imagens devem falar por si e o único texto que deverá servir de suporte, na minha opinião, são o título da obra e o tema.
    Bom isto é a minha opinião, porque penso que poderemos realmente dispersar e aí vai deixar de ser TWOTEP para passar a ser TWOTES (the way os the exploding something) ;) tenho dito
    bjos e abraços
    Val

    ResponderEliminar
  4. Valjean, estás então a dizer que tudo o que for além do traço e coloração está fora de questão? Nesse caso, estaremos a eliminar tudo o que poderá vir de 3D, fotografia, colagens e afins... Será justo para quem gostar de se expressar além do desenho? É que não deixa de ser uma ilustração: é uma interpretação pictórica. Quanto ao texto, ainda posso concordar e percebo que dado um certo tema as ilustrações subjacentes deverão ser explícitas o suficiente para permitir a sua leitura e interpretação. Mas devemos ter cuidado com o que restringimos. Sugiro um debate sobre este tema para que o blog seja o mais consistente possível.

    ResponderEliminar
  5. Realmente está aqui a ser realizado um interessante debate de ideias, pelo que venho dar o meu ponto de vista relativamente às questões abordadas! :)

    A nível geral estou parcialmente de acordo com o Valjean, no que diz respeito à ilustração dever ser suficiente explícita para ilustrar o tema, sem ser necessário o recorrer a texto, mas por outro lado discordo completamente de que os únicos elementos que deveriam acompanhar a ilustração seria o título e a referência ao tema, pois isso, para além de ser completamente limitativo, iria tornar o blogue mais pobre em termos de conteúdo, tornando-o quase um simples postar de imagens.

    É extremamente interessante termos a possibilidade de ler os textos dos próprios artistas que expliquem um pouco do que representa o seu trabalho, o que os levou a seguir em determinado caminho e penso que esse mesmo texto poderia também até ser complementado com alguma referência aos materiais utilizados, horas de trabalho, etc.

    O que este blogue tem de bom, é que permite um forte fluxo de ideias criativas e isso também se consegue com a comunicação das palavras escritas, pois elas apesar de não substituírem a obrigação de a ilustração ter que ser fiel ao tema, são sem dúvida um óptimo complemento das mesmas.

    Em relação a apenas nos limitarmos à exposição única de trabalhos desenhados, acabo por concordar com a amb*, pois representações pictóricas, também são na sua essência ilustrações e deveríamos dar a possibilidade dos artistas ocasionalmente se manifestarem desse modo, não de um modo único e continuado, pois aí até não faria muito sentido o nome do blogue, que faz uma referência ao trabalho desenhado, mas se num tema ou noutro, eles nos mostrarem outras visões, que nos enriqueçam culturalmente e artisticamente, porque não? Tudo o que for um acréscimo de qualidade e de conhecimento, a nível ilustrativo, então para sim será muito bem vindo!

    Cumprimentos e desculpem lá o extenso texto, mas estas questões que estão a ser levantadas são muito importantes, pois podem mudar fortemente a fisionomia do blogue e eu considero que o caminho que estamos a percorrer, está muito bem assim! ;)

    ResponderEliminar
  6. Oi meus caros,
    Ana, acho que interpretaste mal as minhas palavras. O que quis dizer com ilustração e desenho...como é óbvio existem várias formas de ilustração e existem milhentas técnicas para chegar onde queremos. O que escrevi e pretende comunicar não é de forma alguma limitar quem participa e acho que a ilustração deverá sim ter um texto explicativo e até mais completo com a técnica utilizada (isto pra quem quiser).

    Claro está que não escrevi o comentário para limitar ninguém, exitem ilimitadas formas de representar e ilustrar só acho que deveríamos ter em atenção isso.

    Bjos e abraços

    Val

    ResponderEliminar
  7. Concordo com o Valjean, partindo do princípio que o tema do blog é realmente ilustração, que é o que entendo ter sido a intenção. O que não quer dizer que me oponha à expansão do tema.

    Em relação ao texto de apoio acho importante o que o Paulo sugeriu. Uma breve descrição das técnicas e materiais utilizados é informação importante e interessante. Textos artísticos complementares serão eventualmente supérfulos.

    Para terminar proponho que se abram os comentários ao público em geral. Abrir as críticas a um maior numero de gente aumenta o interesse do blog e a participação. Vamos com certeza levar com muitas críticas pesadas mas também com muito boas sugestões (e possivelmente links para fármacos que fazem crescer diferentes partes do corpo...), e é assim que melhoramos na nossa arte. Ficarmos fechados na nossa pequena comunidade parece-me mais limitativo, ainda que mais simpático : )

    Que fique claro que acho que esta boa iniciativa merece o nosso melhor, vamos a eles!

    ResponderEliminar
  8. Olá a todos,

    Antes de mergulhar no tema deixem-me apenas dizer duas coisas:
    1) Os comentários já estão abertos a todos o que inclui anónimos, desde sábado.
    2) O diálogo que aqui está a surgir é um bom exemplo do espírito do blog.

    Compreendo a discussão que se está aqui a travar. Quase todos nós andámos em Belas-Artes, e sabemos exactamente do que se fala: aquilo que me lembro de ter lido há uns anos no blog do krippahl que se denomina "treta". Como é óbvio, penso que é consensual que cada imagem deve falar por si, sendo auto-explicativa. Qualquer necessidade de texto acessório explicativo é uma indicação que a imagem, dentro dos parâmetros compreendidos, foi ineficaz. Não estamos a produzir arte pós-moderna, estamos a ilustrar, e a ilustração tem que falar por si.

    Concordo como é óbvio de textos que fundamentem o caminho para chegar a determinada ilustração, assim como a forma técnica de a concretizarmos. Não excluo, a título de exemplo, a forma como escrevi a descrição da minha ilustração "The Overlook". Apesar de achar que a ilustração falasse por si mesma, e fosse inequívoco (não era?) que ela nos falava da morte, o meu texto trouxe um lado mais pessoal, o porquê dos meus sentimentos me fazerem ver a Morte daquela maneira, ou, como verão esta semana, a descrição do processo mental/factual que me levou ao conceito da ilustração para esta semana. Acho que isso é válido.

    A treta é que nem tanto.

    E penso que os meios de representação nunca aqui estiveram em causa. Por exemplo, e sem qualquer tipo de suspeição da minha parte, acho curioso existir uma ilustração tridimensional. Quem sabe não haverão ainda mais, ou fotomanipulações com pintura, mixed media em geral.

    E é claro Kripp, que esta iniciativa merece o nosso melhor, e pelo que tenho visto na nossa curta existência, esse é o resultado.

    Abraço^^
    Ricardo

    ResponderEliminar
  9. VIVA O TWOTEP!!!!
    Já tinha conversado com o Ricardo, sobre o blog e tive uma ideia para editar os conteúdos deste blog que acho sinceramente deveria ser editado em livro.

    ResponderEliminar
  10. "1) Os comentários já estão abertos a todos o que inclui anónimos, desde sábado."

    Este homem lê pensamentos! :)

    ResponderEliminar
  11. AH! Ricardo queria te pedir para guardares todos os cabeçalhos feitos até agora. Não elimines nenhum nunca se sabe como podemos aproveitá-los...;)

    ResponderEliminar
  12. Concordo plenamente. Com a pequena (mas grande) amostra que aqui tivemos antevejo a publicação de um livro com muita qualidade.

    Aproveito também, à semelhança do que o Valjean tem feito, para vos indicar que podem, e devem convidar amigos autores de BD e ilustração. De qualquer género e abordagem. Penso que o TWotEP tem tudo a ganhar com diversas abordagens, sejam técnicas como conceptuais, e acredito também que essa expansão e diversidade será a dimensão corpórea do blog. Aliás, como hoje, com 16 artistas, já o é. Nos dois temas decorridos a abrangência e multiplicidade de abordagens tem sido surpreendente e uma mais valia para o blog. Suponho que ainda mais surpreendente será com o tema desta semana.

    Abraço grande,
    E venham de lá essas ilustrações

    ResponderEliminar
  13. Ahahah só li o teu comentário de eu ler pensamentos agora. xD Sim, o meu nome do meio é Xavier.

    Isto está tudo guardadinho para se por na exposição da história do TWotEp.

    ResponderEliminar
  14. E verdade pessoal, já agora recomendo que façam as vossas ilustrações em dimensão e resolução apropriadas para impressão de modo a ficarem já prontas para uma eventual edição impressa.

    ResponderEliminar
  15. Bem, queria por fim, retirar ou desfazer todos os equívocos da minha primeira intervenção.
    O que pretendi com ela foi o tentar alertar todos os artistas para que, de uma forma ou de outra tenham um certo cuidado ao participarem neste blog. Não pretendendo castrar ninguém, pois a ilustração pode ser elaborada com fotografia e desenho/pintura, colagens etc... Agora quando se utiliza a fotografia, esta deve servir como suporte ou ser parte integrante da ilustração e não outra coisa distinta.

    Em relação ao texto, o que pretendo esclarecer está relacionado com uma forma de arte que não a ilustração ou um texto que tente justificar a imagem quando a mesma não é perceptível. O texto como o Ricardo apresentou não tem nada de mal, até pelo contrário, foi uma justificação do porquê da representação da ilustração e da motivação que o fez elaborar tal desenho.

    Não vejam este comentário como algo redutor, estou a mencionar exactamente este assunto pois acredito neste colectivo e estou verdadeiramente entusiasmado com o mesmo.

    Em relação ao formato das imagens, concordo com o que o Krippahl escreveu, quando elaborarem as vossas ilustrações tenham em atenção o tamanho, ou seja (para quem tem menos experiência nestas coisas):

    1) Deverão criar a vossa ilustração com um mínimo de 200dpi e um máximo de 300dpi(é mais do que necessário), pois existem impressores que só trabalham a 300. Nunca trabalhem a 72 dpi pois esse formato pode dar pra impressão mas não para edição de livros e sim em 1x1 em plotter.
    Em relação ao tamanho da imagem width x heigth é o que quiserem e o que vos aprazer.

    Uma ressalva, quando quiserem postar a imagem aqui, vão a um software de imagem (o mais conhecido é o photoshop) e seleccionem o image size, no lugar dos 300 dpi coloquem 72 dpi e a imagem escala em dpi mas mantém o tamanho (A4, A5..o que já estava estipulado).

    Penso que é tudo.

    Long live TWotEP!!!, TWotEP!!!, TWotEP!!!

    bjos e abraços

    ResponderEliminar
  16. Eu acho que não chegou a haver mal-entendidos, e até acho que estamos todos em sintonia.

    Acredita mesmo Valjean, e tu sabes isso melhor que ninguém (vivam as conversas no msn) ;)

    ResponderEliminar