quinta-feira, 29 de abril de 2010

Ludger Cilbaris - "O Homem Mais sortudo de 1902"




Para ilustrar o tema desta semana, escolhi provavelmente um dos seres humanos mais sortudos que alguma vez existiu. De seu nome Ludger Cilbaris, homem de mau feitio, havia se envolvido numa rixa num bar (outras versões defendem que havia morto um homem) e como tal tinha sido preso numa solitária pelas autoridades locais.

Estávamos no dia 08 de Maio de 1902, em Saint Pierre, na Martinica, data de uma das mais mortíferas erupções vulcânicas da História moderna, a do Monte Pelée, que após dois meses de alguma actividade vulcânica, iria entrar em erupção, matando quase instantaneamente todo o povoado, fazendo com que 30 000 pessoas perdessem assim a vida, restando apenas um sobrevivente, o famigerado Ludger Cilbaris, protegido da lava e da destruição pela cela sem janelas, aonde tinha sido "jogado" apenas algumas horas antes...

12 comentários:

  1. Paulo, gostei especialmente da história, aproveitei para a investigar e achei-a deslumbrante.

    Em relação à ilustração, assim que li a história, imaginei que talvez fosse mais perceptível por exemplo se o tivesses representado na cela solitária, quem sabe, com tudo a preto e branco menos a lava rubra a ver-se da janela da cela. mas isto já sou eu a divagar.

    Abraço ^^

    ResponderEliminar
  2. Asphodel, agradeço-te uma vez mais o teu sempre importante comentário! :)

    Realmente a história do Cilbaris é deveras fascinante, ainda para mais por ser uma história verídica em que podemos ver a chamada "sorte" funcionar.

    Quando surgiu o tema desta semana, soube que teria de ilustrar esse episódio, encontrando sem dúvida uma dificuldade em relacionar o homem com o vulcão, pois sendo a cela dele fechada e sem janelas, ele nunca esteve em contacto visual com a lava, eu poderia por exemplo colocá-lo a agonizar pelo forte calor, dentro da cela, mas aí perderia a referência directa ao vulcão, pelo que optei sim por fazer um desenho aproximado da única fotografia que encontrei do moço e encaixá-la de uma forma "simbólica" na lava, constituindo numa representação gráfica geral dos elementos em que se centram essa ilustração!

    Abraço e uma vez mais o meu muito obrigado! ;)

    ResponderEliminar
  3. Gosto muito da história e da tua perspectiva. No entanto, acho que ganharia mais se ele não parecesse estar a brilhar e se a linguagem que utilizaste para o fundo estivesse em perfeita harmonia com a linguagem que usaste para a personagem.
    Conseguiste transmitir bem a emoção/mau feitio do homem :) nice!

    ResponderEliminar
  4. Concordo perfeitamente Ana: mais uma vez o Paulo demonstra o quão exímio é a expressar emoções/sentimentos com o seus personagens, com o seu traço extremamente eficaz.^^

    ResponderEliminar
  5. Olá amb* e Asphodel! ;) Muito obrigado pelos os vossos comentários, pois tão importante como a criatividade e os desafios que este blogue nos faz ter, são também as opiniões acerca daquilo que fazemos, que nos fazem sempre ter uma perspectiva diferente do nosso trabalho!

    Agradeço ao Ricardo as boas palavras em relação à expressividade da personagem, o que é sempre bom ler! ;)

    Agradeço também à Ana todo o seu comentário objectivo, dizendo que em relação aos pormenores do "brilho", a sua colocação se deveu à intenção de tentar transmitir a ideia de que a personagem não se encontra no mesmo plano físico do que a lava, pois a ilustração funciona como uma fusão entre dois elementos que fazem parte do episódio que referi, mais propriamente representando a lava e a erupção e o Ludger Cilbaris, que não estiverem fisicamente juntos da forma como está representada pela ilustração, pois na prática o Ludger nem viu o rio de lava, pois estava fechado dentro da solitária.

    Para explicar melhor, é um pouco como se eu fosse fazer uma ilustração sobre a Segunda Guerra Mundial, representando elementos que fizeram parte dessa guerra, pelo que colocaria na mesma ilustração episódios como o "Desembarque da Normandia", "A destruição de Hiroshima", etc, que no todo representariam numa mesma ilustração diversos planos físicos, que não tiveram qualquer ligação física entre eles, mas que estariam ligados dentro do mesmo período histórico/temporal.

    Muito obrigado uma vez mais! ;)

    ResponderEliminar
  6. Granda caga que o tipo teve hehehe! Está baril o desenho. A expressão e o grafismo da figura são o teu estilo, pelo que percebo dos trabalhos que vi. Parece-me no entanto que a imagem mais "fotográfica" de fundo fica um bocadinho dissonante.
    Dito isto, bom trabalho.

    ResponderEliminar
  7. hehehe! Um homem de muita sorte! Numa das versões da história é referido mesmo que ele teria assassinado um homem e que teria sido por isso condenado à morte, vendo depois a sua pena comutada pelas autoridades, depois de ter sobrevivido à erupção, mas sinceramente acredito que esta versão não passe de uma lenda à volta de Ludger.

    Agradeço-te o comentário, que valorizo e estou também curioso com o trabalho que irás apresentar, que atendendo aos anteriores, deverá estar num nível bastante elevado! :)

    ResponderEliminar
  8. Grande Paulo e Grande Asphodel...talvez os grandes desenhadores, que têm o privilégio de trabalhar com um dos melhores argumentistas do país (COF COF)....
    Paulo, este teu Cilbaris está fantástico. Lembra-me o teu Lachdanah.

    ResponderEliminar
  9. ...E Grande João, que para além de ser um talentoso argumentista, é também um óptimo amigo!

    Agradeço-te o comentário sobre o sortudo Cilbaris, que achei curioso que como tu muito bem referes, possui algumas semelhanças anatómicas com o Lachdanah, o que será certamente uma coincidência, já que o desenho do Ludger foi baseado na única foto que encontrei do senhor, enquanto que o Lachdanah foi baseado naquele nosso amigo que está em Londres e penso que os dois não terão qualquer parentesco (será que...?)!

    Mando-te aqui um grande Abraço, ao colega Argumentista e óptima notícia essa de que a partir da semana que vem já terás de te começar a levantar bem cedo! ;)

    ResponderEliminar
  10. hehe ,mto fx.Adoro a expressão facial do bacano.
    parece que vai mesmo dizer..."screw this ...i'm outta here"

    ResponderEliminar
  11. hehe, muito obrigado pelo o teu comentário Ataíde! Eu acho que o Ludger deverá de ter pensado isso mesmo! Afinal ele quando achava que a vida lhe estava a correr mal, por ter sido preso, ainda acaba por levar com 4 dias preso num forno fabricado pela lava, não é fácil! ;)

    ResponderEliminar