quinta-feira, 3 de junho de 2010

A verdade finalmente revelada...!


Van Gogh é sem dúvida um dos artistas de todos os tempos que maior curiosidade desperta nos historiadores, havendo no que diz respeito à sua vida, um episódio gerador de algumas polémicas entre os estudiosos, mais propriamente o episódio de ter tido a sua orelha direita parcialmente cortada, mutilação essa que alguns defendem ter sido auto-infligida, enquanto outros defendem ter sido causada por uma discussão com o seu amigo(??) Paul Gauguin, que lhe cortara a orelha.

Agora, passados séculos, o mistério por detrás desse episódio veio finalmente ser solucionado, com a descoberta de um pequeno esboço, desenhado e assinado pelo próprio Van Gogh, em que o pintor, que tanto gostava de pintar auto-retratos (pintou para cima de 30 retratos de si próprio, ao longo da sua vida), representa o momento e o motivo que o levou a perder parte da orelha, que não foi nada mais, nada menos do que uma partida que correu mal, de Raphael Fonseca, filho da vizinha de Van Gogh e que trocara o vaso com girassóis por um outro com uma esfomeada planta carnívora!

Esta nova prova, que vem trazer uma luz revigorante no sentido de esclarecer este mistério, ainda não está aceite pela comunidade internacional, mas o facto de a assinatura presente no desenho corresponder à assinatura verdadeira do artista, de certeza que fará com que esta nova versão seja a que figurará futuramente nos livros de História! :)

6 comentários:

  1. eheheheh :) Está com imensa piada Paulo! Muito criativo. xD

    ResponderEliminar
  2. Ahahah a ilustração ficou tipo testemunho ocular do sucedido! Obrigado por desvendares o mistério! Abraço!

    ResponderEliminar
  3. Muito obrigado pelas boas e amigas palavras! ;)

    Muitas vezes os historiadores gostam de criar grandes e complexas tramas de episódios da história, mas como podemos ver com a descoberta desta prova, muitas vezes a verdade é bem mais simples e directa! ;)

    Votos de um óptimo fim-de-semana cheio de Sol!

    ResponderEliminar
  4. é engraçado pintares a graça num quadro desprovido de humor

    ornamentares com fundo, algo que não tem fundo ;D

    é isto que os artistas fazem ;D

    parabens tá altamente
    bom grafismo

    João

    ResponderEliminar
  5. Girassóis carnívoros, Paulo?! Bem, conseguiste o efeito. Não há dúvida de que me ri bastante, não só com o desenho, como com o teu excelente texto.

    ResponderEliminar
  6. João e João, agradeço-vos os vossos comentários, sempre impulsionadores de forte injecção de motivação no meu trabalho!

    Quando surgiu este tema, veio-me de imediato à ideia a possibilidade de fazer uma referência ao episódio da "orelha cortada", abordando-o se possível sob uma vertente humorística.

    Quando a flagrante falta de tempo que tive nesta semana para conceber a minha ilustração, me permitiu a criação de somente um esboço de ilustração de uma das minhas ideias iniciais, acabei por juntar esse meu esboço ao do Van Gogh, obtendo esta versão dos factos, que agradou-me por ser completamente absurda e desconectada com a realidade ;)

    Um grande abraço e mais uma vez o meu muito obrigado!

    ResponderEliminar