sexta-feira, 4 de junho de 2010

DELÍRIOS À VOLTA DE VAN GOGH

O que apresento, provavelmente, pouco tem a ver com o tema, mas quando vi que esta era uma semana dedicada aos girassóis de Van Gogh, isto foi o que me ocorreu: misturar o desenho com a forma única e peculiar que o pintor tinha. É como se uma personagem qualquer entrasse dentro de uma tela do pintor e visualisasse todo um novo universo que se abre, universo esse em que o centro seriam precisamente os ditos girassóis. Não sei se consegui esse efeito (até porque eu estou longe do génio de Van Gogh), mas pelo menos esta foi uma ilustração que me permitiu andar a brincar umas horas no Painter, a experimentar novos pincéis e técnicas...

6 comentários:

  1. Está fantástico João! Muito expressivo e bastante próximo do grafismo da pintura de Van Gogh! Adoro!!

    ResponderEliminar
  2. bem....
    como te dizer isto....


    FONIX EXCELENTE

    bem amigo tu realmente quando abres o livro és realmente espantoso, como costumo dizer...

    5 Estrelas para ti ;D

    Grande abraço e continua a surpreender

    abraço
    raz

    ResponderEliminar
  3. João,

    belíssima abordagem! Gosto imenso da experimentação que fizeste a nível de pincelada. Captaste a expressividade do movimento artístico. Muito bom, parabéns!

    ResponderEliminar
  4. Saudações!
    Isto não é um hábito meu de comentar, mas esta ilustração tá muito fixe, também pensei em expressar algo do género, assim desta maneira, mas depois perdi-me..
    E sim dá mesmo a ideia que são Delirios, porque a rapariga, esta com um traço diferente, parece mesmo a sobreposição de ideias, algo que acontece nos delirios.
    O que é não é ..
    O que está não está..

    Parabéns
    H-M

    ResponderEliminar
  5. Está simplesmente excelente e João, desculpa-me discordar contigo, mas penso que nada deves ao génio do Van Gogh, pois cada um dentro da sua área, ferramentas e época, demonstram uma capacidade acima da média e essa capacidade se encontra também representada nesta tua ilustração, sinónimo de um trabalho e qualidade que nos continua a surpreender e a agradar pela diversidade e capacidade que demonstra! Os meus parabéns! ;)

    ResponderEliminar
  6. amb,
    Pois, confesso que esta foi uma ilustração onde experimentei bastante, até porque nunca tinha feito nada no género.

    Raz,
    Obrigado pelo tyeu comentário, mas deixa-me dizer-te que tu também quando abres o livro, não cessas de me espantar, não só com o teu grafismo, como pela tua imaginação imparável.

    Asphodel,
    Pois, foi experimentação mesmo. Nunca tinha feito nada no género. nesse aspecto, o TwoTEP pode gabar-se de ter tido uma estreia, no que a mim diz respeito.

    Mima,
    Fico para já muito agradecido por ter tido direito a um comentário de quem não o costuma fazer. Agora, respondendo ao que disseste, posso-te dizer que a minha ideia foi precisamente essa: a de misturar universos. O da BD, onde estou mais habituado a trabalhar e o da pintura, no caso do Van Gogh, no sentido de criar uma espécie de mundo alternativo e aparentemente impossível.

    Paulo,
    Agradeço as tuas palavras, mas eu ainda estou a anos-luz de gente como o Van Gogh ou o Monet, embora, como tu dizes e muito bem trabalhemos em artes, géneros e tempos diferentes. A única coisa que eventualmente nos pode unir será provavelmente o gosto por aquilo que fazemos e o querer fazer sempre melhor. Claro está que muitas vezes isso é conseguido, outras nem por isso.

    ResponderEliminar