quarta-feira, 30 de junho de 2010

A moral que faltava na história - Não roubarás!



Olá amigos bloguistas! Aqui fica desde já minha contribuição para o tema desta semana, visto que partirei na quinta rumo ao Porto, onde realizarei diversas actividades e sabendo que infelizmente não terei tempo para colorir estas duas pranchas, aqui as deixo mesmo assim, sem qualquer pintura ou acabamento mas com muito gosto em poder partilhar com vocês esta história recontada! :)

Em relação mais propriamente ao meu trabalho, ele é uma versão alterada de um conto de encantar considerado muito polémico, mais especificamente o conto "João e o feijoeiro mágico", pois é um conto, que para além de não transmitir qualquer moral, ainda coloca o "herói" da história a invadir a casa de um gigante, situada nas nuvens, roubando-lhe a sua galinha-dos-ovos-de-ouro(apesar deste animal não estar a ser maltratado pelo gigante, muito pelo contrário) e o matando de seguida, isso tudo sem qualquer punição pelos os seus actos e muito menos sem demonstrar sentir qualquer remorso. Ora como eu sou um profundo idealista, achei que isto não está de todo correcto, pelo que tomei a liberdade de alterar ligeiramente a história, para assim obter um final mais condizente com aquilo que acharia ser o mais correcto!

Abraços e bjs, conforme seja mais apropriado e votos de boas contribuições neste interessante tema! :)

7 comentários:

  1. Viva Paulosim amigo, sem duvida, essa história é uma ode a ganancia e ao perfil mais dark e escarpado do homem em geral...é realmente humana essa história

    Parabens pela inteligência :D e narrativa grafica pois mais explicito que isto é dificil

    super abraço
    raz

    ResponderEliminar
  2. Paulo, és decididamente, também tu, um poço de surpresas. Adorei esta tua pequena banda desenhada e o final inteligente que tu deste à história. Quanto à cor, fico realmente com alguma pena de não a ver colorida, sobretudo depois do excelente trabalho que fizeste no trabalho anterior. Mas, independentemente disso, fica um excelente registo, pois as outras marcas estão lá, nomeadamente na expressividade que conseguiste transmitir às personagens. Por isso, a cor poderia ir apenas enriquecer ainda mais um bom trabalho, mas unicamente isso. Entretanto, e calculo que só lerás isto depois, deixo, ainda assim os votos de boa viagem e estadia. Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. As coisas que tu te lembras Paulo a tua memória é incrivél XD. Eu obviamente não me lembro da história original mas fizeste um excelente trabalho em tão pouco tempo, espero que depois tenhas tempo para pintar isto.

    ResponderEliminar
  4. Espantoso Paulo, que tenhas sido o primeiro a participar com Banda-Desenhada aqui no blog. A história está muito divertido, e claro, com um óptimo traço, mais que eficaz!

    Parabéns!

    ResponderEliminar
  5. Mais uma ideia original! :) Gostei imenso da tua interpretação e devo dizer q concordo plenamente com o teu ponto de vista... há histórias destinadas a crianças que são de fugir!! :S Espero q o propósito pelo q elas foram escritas tenha o objectivo de provocar nas crianças aquilo q provocou em ti: o sentido do que está errado. :)

    ResponderEliminar
  6. Adorei Paulo! Está tão cómico e fizeste os enquadramentos tão bem :) muito bom!

    ResponderEliminar
  7. Isto é que é estar ocupado! Apenas hoje consegui vir aqui ao blogue com "olhos de ver" e pelo o que vi, continuamos a ter trabalhos de grande qualidade e diversidade criativa! :)

    Respondendo a todos, um agradecimento enorme, enorme por todas as palavras que se reflectem no crescimento da minha determinação de continuar a trabalhar para melhorar.

    Respondendo individualmente, pois os comentários são também eles individuais:

    João Raz: Grande super amigo! Reproduziste muito bem o conceito desta história, sem dúvida bem representativa de alguns dos defeitos de alguns humanos, o que possivelmente não seria tão polémico, não fora este conto tradicionalmente dedicado ao público infantil, o que faz com que a mensagem que se transmite não será a mais positiva! ;)

    João Amaral: Muito obrigado pelas boas palavras presentes no teu texto e concordo plenamente contigo de que esta pequena BD merecia receber alguma cor, o que ainda comecei, logo após a ter desenhado, mas que depois por manifesta falta de tempo, abandonei essa pintura para daqui a algumas semanas, quando tiver adiantado alguns outros projectos em que ando envolvido! :)

    Ana Saúde: Olá minha sócia, amiga e parceira exímia no snooker! ;) Agradeço o muito agradável comentário, referindo que possivelmente essa minha boa memória tem mais a ver com aquela memória selectiva que nos faz memorizar e recordar algum aspecto que nos marcaram mais e de facto esta fábula foi uma que me marcou pelo motivo de ter a entendido bastante cedo como um conto com uma total ausência de moral! :)

    Ricardo: Bem, eu era possivelmente um forte suspeito para mais cedo ou mais tarde postar aqui uma BD, visto que as minhas ilustrações têm invariavelmente uma inclinação no sentido da BD, Arte que muito aprecio! Obrigado também pelas boas palavras em relação à história, que procurei que fosse directa, sem muitos floreados, com um reconhecimento imediato das diversas situações e da moral que procurei implementar, mais propriamente, João foi desonesto, João foi castigado! :P

    Carina: Muito obrigado pelas boas palavras e estamos totalmente de acordo, existem contos, presumivelmente destinado a crianças, que são de fugir! Em relação ao conto do "João e o feijoeiro mágico", não sei até que ponto terá sido escrito originalmente para criança, tanto que é uma história que teve a sua origem na tradição oral, tendo sido redigida para conto escrito pela primeira vez por Benjamin Tabart, versão essa aprimorada mais tarde por Joseph Jacobs, que possivelmente, tal como o que acontecia na altura, não se regeu pelas filosofias pedagogas vigentes hoje em dia! :)

    Ana Maria Baptista: Muito obrigado Ana, boas palavras deixam-me sempre com a moral em alto. Obrigado também pelo elogio aos enquadramentos, que procurei criar de forma a contar esta história de um modo directo e com o menor número de vinhetas possíveis. Agora apenas faltará posteriormente, quando tiver tempo, colorir essas páginas e ter a "paciência" para experimentar umas fontes diferentes, mais adequadas a contos infantis! :)


    Muito obrigado a todos e vou agora apreciar os vossos trabalhos! ;)

    ResponderEliminar