sábado, 12 de junho de 2010

Grace O’Malley


Numa actividade dominada quase na sua totalidade por homens, surgiram de uma forma esporádica diversas mulheres que encontraram na pirataria um meio privilegiado para enriquecerem ou para combaterem pelos os seus ideais. Desse restrito grupo de audazes mulheres, fez parte Grace O’Malley, irlandesa e nobre por nascimento, que se dedicou à pirataria, comandando um grupo de 200 marinheiros e lutando contra ingleses e irlandeses, no Século XVI. Como resultado dos seus actos de pirataria, foi presa por duas vezes, tendo sido absolvida pela própria rainha de Inglaterra, Elizabeth I, cessando a sua carreira de pirata e se tornando numa das raras mulheres piratas a morrerem na sua própria cama.

Em relação à ilustração propriamente dita, ela é uma versão de Grace O’Malley, onde procurei trajá-la com vestimentas próprias de quem fazia da luta também um modo de vida, de resto muito possivelmente a própria Grace O’Malley nunca deverá ter entrado numa luta de corpo-a-corpo com espadas, da forma como está representada (penso que utilizaria mais a pistola) e nem teria um porte tão atlético, pelo que esta é sem dúvida uma versão bastante livre dessa lendária pirata! ;)

10 comentários:

  1. Bolas que lição :D....

    este teu trabalho (desenho e traço) fez-me lembrar o John Romita

    bom traço dinamico expressão ...parece que a retiraste de uma sequencial...bomtrabalho sem duvida

    Super abraço
    raz

    ResponderEliminar
  2. Viva João!

    Muito obrigado pelo o teu comentário e tenho de concordar contigo, agora olhando por esse prisma, que esse desenho faz lembrar os do John Romita, que para além de ser uma das minhas referências na BD, foi também um dos responsáveis pelo desenho do Conan, o cimério, pelo que possivelmente no cocktail de influências, de que resulta o meu estilo pessoal, poderei ter repescado de um modo inconsciente, os desenhos dele da bonita Sonja, uma mulher que tal como a Grace O’Malley da ilustração, foi uma bela guerreira e uma guerreira bela! ;)

    Abraços e mais uma vez o meu muito obrigado!

    ResponderEliminar
  3. O teu trabalho adapta-se muito bem ao género é sem duvida um certificado de qualidade :D

    grande abraço
    raz

    ResponderEliminar
  4. Alguém oara lém de mim para se lembrar das mulheres pirata :).

    Gosto imenso da tua ilustração como o raz já disse está muito dinâmica no entanto acho que as cores que tu vês no teu montitor te anda a pregar partidas novamente :) daro que a cor que está no fundo está a quebrar o equilibro de cor da ilustração.

    ResponderEliminar
  5. BOLLOCKS........is a traitor to the irish tried to be clever, a small Irish chief who wanted to continue to rule their own territory. Some, chiefs like Grace O’Malley Granuaile, the Pirate Queen
    She co-operate with the Tudors, yet continued in her old ways....plundering the irish chiefs in rebelion ...with the help of the english's.
    She remained (perhaps a supersticious woman)a Roman Catholic, plundered ships, raided her neighbours and met QUeen Elizabeth .
    She died in poverty and Shame in 1603.

    Others resisted violently. They raided the new english settlements, burning houses and taking cattle....they descendents are part of the RUC force ROyal ULSter CONstabulary

    ResponderEliminar
  6. Hello Ana!

    Sem dúvida que tivemos essa mesma sintonia de ideias, com a criação de duas mulheres-piratas, possivelmente terão sido efeitos da nossa mesma imaginação entrópica! ;)

    Agradeço-te imenso as tuas palavras, apenas acrescentando em relação às cores, que a cor de fundo(do céu), foi propositadamente deixada naquele tom de azul clarinho, pelo que não terá sido motivada por qualquer partida by monitor, mas sim uma opção estética, pois achei que aquele céu mais limpo daria sem dúvida um bom contraste à cena de violência iminente, ajudando também a não tornar a página tão pesada em termos de cores carregadas!

    Até já, vemo-nos daqui a pouco na tua ilustração, onde irei deixar o meu ponderado comentário a essa Capitã Gancha muito bonita! ;)

    ResponderEliminar
  7. Hello jm!

    Thanks very much by given your opinion about Grace O’Malley! I confess that I dont know a lot about her, and is very interesting have the opportunity to know a little more!

    Great Hugs from Portugal! :D

    ResponderEliminar
  8. Paulo: espectacular. És dono de um traço do cesto da gávea (belíssimo sinónimo que aprendi).

    ResponderEliminar
  9. Eh eh...é bem verdade! A temática desta semana, para além de nos permitir explanar a nossa criatividade em torno do tema "Piratas", também nos deu esse belo sinónimo, que ficará na nossa memória! ;)

    ResponderEliminar
  10. Paulo,
    Sobre este desenho coloquei-te um comentário no FB, porque estive de curtas mas saborosas férias, mas mais uma vez te digo que acho a ilustração e a tua abordagem ao tema excelentes. E gosto pºarticularmente da expressão desta "bela selvagem".

    ResponderEliminar