sábado, 11 de setembro de 2010

NATUREZA MÃE

Sendo eu um desenhador que gosta dos grandes espaços por excelência (essa é aliás, desde sempre a área em que me sinto mais à vontade), considerei que esta temática um achado. É que a Natureza, deve ser quanto a mim a obra prima do universo, pelo menos deste que conhecemos. É ela que, como uma mãe, nos dá tudo, até o regalo de um simples olhar. Que melhor espectáculo do que sentir a calma de uma floresta ou daquele profundo azul que se chama oceano?
Bem, é melhor não divagar, para não me alongar muito. Dos muitos desenhos que já fiz, tendo por base a Natureza, escolhi um que utilizei para ilustrar um postal dedicado ao dia da mãe, inserindo-lhe depois um outro com uma figura feminina. Depois foi fazer um trabalho de montagem que ainda me levou quase três horas, que considerei bem empregues, porque o tema merecia.
Mas por muito que tentemos representar a beleza do que é natural, ficamos sempre áquem do espectáculo que ela própria constrói todos os dias diante dos nossos olhos. Só é lamentável que esse amor muitas vezes não seja recíproco e que nós, também nós, filhos da Natureza, a continuemos a destruir vezes sem conta...

5 comentários:

  1. sim realmente é um tema incontornável em todos os sentidos..
    poético, sensivel e sereno ...mas tb um tema muito sério

    excelente trabalho

    João Raz

    ResponderEliminar
  2. Excelente a todos os níveis João! Muito talento na criação de uma ilustração repleta de beleza e que vai ao encontro da ideia que me havia ocorrido para abordar este tema, abandonada por falta de tempo, mas que seria a de representar o rosto da deusa Gaia, integrado na Natureza, possivelmente a chorar, pelo amargo causado pela destruição massiva do planeta pelo animal Homem!

    Os meus parabéns portanto por todo o conceito inserido na tua ilustração, bem como pelo excelente texto, como sempre rico e envolvente!

    Abraço grande! ;)

    ResponderEliminar
  3. Obrigado aos dois pelas palavras. E, Paulo, tenho pena de não ver essa tua ideia posta em prática, pois calculo que iria gostar muito dessa tua representação da deusa Gaia. Abraço grande aos dois. :0)

    ResponderEliminar
  4. João, a tua ilustração é belíssima e poética. Muitos parabéns, e desculpa apenas ter vindo agora comentá-la!

    ResponderEliminar
  5. Venhas quando vieres, és sempre bem vindo. :0) Um abraço.

    ResponderEliminar