quarta-feira, 5 de maio de 2010

José Meister, de criança a homem...



Para ilustrar o tema desta semana, fui me inspirar na história de José Meister, mais propriamente realizando uma ilustração romantizada de um dos episódios mais marcantes da sua vida.

Antes demais, José Meister, apesar de relativamente pouco conhecido pelo seu nome, foi um dos intervenientes directos num acontecimento que marcou a origem da Medicina moderna, mais propriamente em 1885, quando ainda criança, fora mordido 14 vezes por um cão com raiva, doença que na época era de impossível sobrevivência. Foi aí que interveio o destino, ou melhor a sua mãe, que conhecendo o proeminente cientista Pasteur, lhe implorou que salvasse o seu filho, ao que o reputado cientista acedeu, tendo aplicado na criança várias doses de um tratamento experimental à base de penicilina. Como resultado a criança sobreviveu, marcando o início de uma revolução na Medicina.

José Meister ficou eternamente agradecido ao seu benfeitor, tendo "pago" essa dívida de gratidão com a sua própria vida, quando em 1940, numa França invadida pela Alemanha Nazi, ocupava o cargo de responsável pela segurança no Instituto Pasteur, onde repousavam os restos mortais do cientista, tendo sido confrontado pelos os alemães, que o queriam obrigar a abrir o túmulo de Pasteur, com a finalidade de estudarem o cérebro do cientista. Vendo que não conseguia fazer frente aos nazis, José Meister preferiu se suicidar, ao invés de acatar essas ordens que iriam ofender a memória do homem que lhe salvara a vida 55 anos antes...

6 comentários:

  1. Óptimo enquadramento, óptima história e é claro, óptima ilustração. Há algo curioso nas tuas ilustrações, e penso que esta é a mais reveladora disso: as tuas influências (e a tua fluência) transmitem às ilustrações um pendor de quase animação, é como se alguém tivesse pressionado o "pause" e tu soubesses que a acção se vai continuar a desenrolar após carregares "play". Muito bom, parabéns!

    ResponderEliminar
  2. Ricardo, tu tens realmente a faculdade de fazer boas análises aos vários trabalhos que vão sendo colocados no blogue e mais uma vez tenho de te agradecer e de concordar em pleno com tudo o que escreveste!

    Em relação à sensação de movimento das personagens, ela se deve principalmente à maior experiência que possuo na Banda Desenhada, em contraste com a Ilustração, para ser completamente sincero contigo, eu acho que o que eu faço não se pode chamar de ilustração, no sentido concreto da palavra, sendo possivelmente mais a criação de vinhetas únicas de alguma acção que opto por representar! Ilustração sim é aquilo que tu, a amb* e muitos outros dos participantes fazem, com excelentes resultados e que admiro bastante! ;)

    Muito obrigado uma vez mais e uma vez mais também o meu agradecimento pelo convite de participar neste blogue, que me tem obrigado a desenvolver ideias que à partida não as desenvolveria! ;)

    ResponderEliminar
  3. Paulo,
    Excelente ilustração e execelente texto que me permitiu, por exemplo, a mim ficar a saber um pouco sobre episódios de uma vida, cuja existência desconhecia. Em relação ao desenho, percebe-se perfeitamente que és um autor de BD. Quase que apetece perguntar, onde é que está a vinheta que se segue? eh! eh! eh!.

    ResponderEliminar
  4. A ilustração está muito bem executada, principalmente a expressão da figura em segundo plano. :)

    ResponderEliminar
  5. O nazi tem um lençinho cor de rosa? Hahahah! Muito bom! Gostei :)

    ResponderEliminar
  6. Agradeço a todos os bons e sempre importantes comentários e num agradecimento mais detalhado:

    João, é sempre uma grande satisfação poder receber essas boas palavras de alguém que como tu possui excelentes aptidões para a Banda Desenhada! Aliás, como estive fora de casa neste fim-de-semana ainda não tive a oportunidade de apreciar a conclusão da tua magnífica BD, que estava a seguir pelo facebook, mas irei passar por lá de seguida, para ver qual conclusão de toda a trama.

    amb*, muito obrigado pelo o teu comentário, sempre uma importante ajuda para que eu interiorize melhor aquilo que criei.

    Krippmeister, sempre atento ao pormenor e muito bem realçado o detalhe do "lencinho cor de rosa" ;).
    Reparei também agora mesmo de que o teu nickname possui o mesmo "apelido" da figura da minha ilustração, "Meister". Como não sei, aproveito para te perguntar qual o significado dessa palavra e é proveniente de que Língua? (Alemão?)

    ResponderEliminar