sexta-feira, 21 de maio de 2010

EXPLODING EGO!

Nesta minha primeira colaboração, pretendi representar numa imagem algo que é difícil de definir, pois lidamos com um conceito abstracto: o ego. Sabendo que o ego é a parte de nós que interage com o mundo exterior, eu tentei representar um ser humano algo assexuado que pode ser quem quisermos, independentemente de ser homem ou mulher, criança ou adulto. Dele emanam raios pelos olhos e pela boca, no fundo algumas das fronteiras entre o nosso interior e o mundo que nos rodeia, pretendo dar a ideia que, depois dessas acções (representadas pelos raios), sejam elas quais forem, nada será como dantes, iniciando-se um ciclo que nunca mais terá fim. Atrás, pretendi representar de forma desfocada elementos de uma multidão sem rosto, os destinatários das acções que emanam desse ser. No fundo, quis efectuar uma representação de cada um de nós, no que nos faz únicos...

8 comentários:

  1. Olá João, bem-vindo ao blog.

    Gostei imenso da ilustração, tanto a nível de pintura (no qual és exímio) como do próprio conceito. A ideia de representares o ego enquanto expressão externa do "eu" trouxe uma interpretação interessante do tema.

    Espero que possamos contar mais vezes com as tuas visões/expressões dos temas.

    ;)

    ResponderEliminar
  2. Obrigado, Asphodel. Foi a ideia que me ocorreu e, olha que não foi fácil, porque esta é uma temática extremamente complexa. Mais fácil, é dizer-te que, sempre que possa, cá estarei com as minhas visões. Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Incrivel a tua coloração :D...e claro.. ver teu trabalho em outros temas ...e tás sempre bem :D

    Grande abraço
    raz

    ResponderEliminar
  4. Viva João! :)

    Mas que excelente início da tua participação aqui no blogue, com uma ilustração pintada com a mestria de sempre, com um conteúdo bastante profundo e mesmo filosófico e também ela muito bem configurada, onde consegues fazer passar de um modo bastante interessante todo um conceito abstracto muito difícil de ser expresso em imagens.

    Boa opção também a de teres colocado a figura central sem cabelo, pois assim sendo conseguiste manter ainda mais indeterminado o sexo ou a idade daquele "ego"

    Os meus parabéns pela bem conseguida abordagem de um tema que como muito bem referes, muito complexo ;)

    ResponderEliminar
  5. Bem-vindo João!
    Devo dizer-te que adorei esta ilustração. Muito boa mesmo!

    ResponderEliminar
  6. A pintura está mesmo excelente e o conceito muito bom. O personagem faz-me lembrar muito o Avatar (the last airbender)

    ResponderEliminar
  7. Paulo, Amb e Ana,
    Agradeço as vossas palavras. Depois do que disseram, até fico com o ego nas nuvens, eh! eh! eh! A ideia de o fazer careca, foi de facto propositada, porque o cabelo pode ser um elemento que nos pode levar imediatamente a pensar num sexo. E, Ana, este fim-de-semana, vi o trailer do The Last Airbender e reconheço que há algumas semelhanças. Contudo, quando elaborei o boneco, confesso que não tinha o filme em mente, pelo menos de forma consciente,

    ResponderEliminar
  8. Não me referia ao filme, mas se alguma ve tiveres a oportunidade de ver a série animada está muito boa e tem uma cena muito similar a esta, se bem que achei que provavelmente não a terias visto.

    ResponderEliminar