quinta-feira, 20 de maio de 2010

Beber melhora o ego?

E pronto caros colegas bloguistas, aqui está a minha participação desta semana. Ao rever o conceito de Freud de que a psique humana é regida por três componentes fundamentais: O Ego, o Superego e o Id, apercebi-me de que mesmo possivelmente de um modo inconsciente, Freud veio dar um novo significado ao conceito da consciência, popularmente representada por um "anjinho" e um "diabinho", que cada um do seu lado, procuram nos influenciar para o bem ou para o mal. Por aquilo que li de Freud, poderemos então identificar esse "anjinho" com o "Superego", que é o responsável pela estruturação interna dos valores morais que circundam o "Ego" (nós) e que nos impedem de ceder aos nossos instintos mais primários, instintos esses representados pelo "Id", que neste caso corresponde ao "diabinho" da versão popular.

Aqui vos deixo então a minha ilustração que até ao momento foi a mais simples de criar, sendo que a principal dificuldade foi mesmo a de convencer o moço da foto a posar com esse ar de levemente "tocado", desenhando depois ao seu redor uma representação livre do "Superego" e do "Id". De resto espero sinceramente que a prevenção rodoviária aproveite este cartaz/ilustração, pois de certeza que ele teria um forte efeito na inibição dos condutores em conduzirem alcoolizados...

9 comentários:

  1. LOL! estas cá com um ar na foto. LOL

    ResponderEliminar
  2. Lol! Bem Ana, acho que ter tirado essa foto de manhãzinha, acabado de acordar, ajudou a criar o conceito de "homem embriagado", embora que agora vendo melhor, mais parece sem dúvida o conceito de "homem ensonado e despenteado" :P

    Confesso que me diverti imenso a fazer esta montagem e gostei de fazer uma abordagem nova, pois inicialmente pensei em criar uma ilustração mais clássica, possivelmente centrada numa caricatura do Freud, mas depois ao acordar, quando às vezes as ideias flúem melhor...ou talvez não, acabei por optar por esta escolha, pois este blogue também é isto: a oportunidade de experimentarmos novos conceitos e ideias! ;)

    ResponderEliminar
  3. Ahahah,'tá boa Paulo. Gostei do fotorealismo do tipo que está ao centro. Abraço^^

    ResponderEliminar
  4. Eh eh...coloca fotorealismo nisso! Não existe provavelmente nada mais próximo da realidade do que uma fotografia tirada às 7:30h da manhã! :D

    Abraço! ;)

    ResponderEliminar
  5. Excelente ideia, Paulo! mas deixa-me dizer-te que com aquele ar, não sei para que lado é que vais cair, eh! eh! eh!. Um abraço.

    ResponderEliminar
  6. Pedrada no charco ...no minimo hehehe muito bacano

    tá mesmo 5 estrelas

    Abraço
    raz

    ResponderEliminar
  7. Bem respondendo e agradecendo os comentários ;)

    João Amaral, agora que voltei a ver esta foto, acho que para o lado onde provavelmente irei mesmo cair, será para o lado de dentro da esquadra da polícia mais próxima, pois reparei que para além do ar altamente duvidoso,também não tenho o cinto de segurança colocado, o que são duas infracções bastantes graves...se bem que sempre poderia dizer que a culpa tinha sido do Id...

    João Raz, muito obrigado pelas 5 estrelas! Esta foi uma ideia que ainda hesitei,pois colocar fotografias nossas na internet, com ar de alcoolizado, nem sempre é muito aconselhável, mas depois de ter tido esta ideia e como eu felizmente tenho um bom "ego",já não tive hipótese que não seguir com este conceito para a frente! ;)

    ResponderEliminar
  8. A ideia está interessante e inovadora. Mas continuo a pensar que tens de fazer mais ilustrações como a do D. Sebastião. O registo estava perfeito! Acho que tens um traço excelente e devias de tirar mais partido disso, ao invés de te apoiares na fotografia.

    ResponderEliminar
  9. Olá AMB*,achei muito refrescante o teu comentário, pois gosto sempre que se salientem aspectos que se considerem menos positivos,pois essa também é uma condição para vermos o nosso trabalho com outros olhos e através de outros olhos!:)

    Antes demais agradeço-te a menção ao traço excelente, o que te retribuo, pois também possuis um traço acima da média.Em relação ao apoio na fotografia, concordo contigo, mas não na totalidade, pois olhando para os meus trabalhos aqui no blogue até ao momento, penso que apenas me apoiei nessa montagem no tema da "Sorte", pois nas restantes tenho utilizado somente o desenho :) Relativamente a esta utilização de fotografia, nesta semana, ela ficou-se a dever a facto de esta ideia ter surgido e depois se ter tornado irreversível eu não a colocar em prática, de qualquer modo irei anotar essa tua observação e ter uma atenção redobrada no que diz respeito a esse aspecto futuramente!

    Muito obrigado uma vez mais pelo teu comentário!:)

    ResponderEliminar