sábado, 6 de novembro de 2010

A MALHA HUMANA

Quando vi qual era o tema da semana, a ideia que me ocorreu foi a de representar alguns elementos dessa imensa malha humana que compõe as favelas. À primeira vista, são sítios que, habitualmente, conotamos com a ascensão rápida e violenta do crime, com o tráfico e o consumo de droga, delinquência juvenil, prostituição, etc. Mas as favelas são muito mais do que isso: apesar da pobreza abundar, aí existe un universo de pessoas que muitas vezes desconhecemos ou preferimos desconhecer. Há aqueles que foram explorados uma vida inteira e que se matam a trabalhar, e também há gente que sonha... e que, muitas vezes, depois de uma árdua batalha, consegue ver esses sonhos concretizados. Foi uma pequena porção desse vasto universo composto por crianças, jovens, homens, mulheres e idosos que eu quis representar neste pequeno boneco, que vai a preto e branco, porque infelizmente o tempo não tem sido muito... Porém, apesar de rápido, realizou-me de alguma forma, pois considero que me aventurei por áreas de experimentalismo que pouco tinha tentado até aqui.

3 comentários:

  1. Quando vi o teu desenho lembrei-me do filme a Cidade de Deus, que é provavelmente o filme mais realista do crime hurbano organizado...

    os pontos mais fortes que nele reflete é a violencia e a sobrevivencia, sobressaindo os elementos mais básicos e mais primordiais que há em nós!!!!
    ..os predadores e a sobrevivencia.

    Bem hajas e mais um interessantissimo trabalho

    Abraço
    João

    ResponderEliminar
  2. Muito bom João! Penso mesmo que o João Raz reproduziu com bastante exactidão toda a essência que se sente na tua ilustração, pois está uma representação muito bem conseguida de toda a diversidade de pessoas que habitam as favelas! De realçar também dois aspectos, o primeiro é que és um artista realmente com um traço excelente, o que se nota ainda mais nesta ilustração, onde não existe um acabamento computorizado e onde podemos apreciar o teu traço no seu aspecto mais virgem. O segundo aspecto é o simpático rosto que criaste com o "2010" na tua assinatura! Nunca tinha reparado nesse pormenor e devo te dizer que fica sem dúvida muito fixe! ;)

    Um Grande Abraço, acompanhado pelos parabéns por esta tua magnífica ilustração!

    ResponderEliminar
  3. João,
    Esse é um filme incontornável nesta temática. Confesso que, ao elaborar o desenho me passaram pela cabeça várias imagens do filme. E essa ideia de que a favela não é apenas um sítio de violência e crime, mas também um local onde habitam e sobrevivem seres humanos muito válidos, é uma das grandes mais valias dessa obra da qual sou fã. Um abraço.

    Paulo,
    Pois, neste desenho o único efeito especial foi o de o digitalizar. Agradeço mais uma vez as tuas palavras que nos transmitem sempre muita força. E em relação ao pormenor da assintatura figura em todos os desenhos. A ideia tive-a em 2000 e qualquer coisa, quando constatei que os dois zeros juntos davam uns olhinhos. Depois, veio o 2010 e criou-me alguns problemas que tentei solucionar da forma que viste. Vamos lá a ver agora o que é que vai acontecer em 2011, eh! eh! eh!. Um grande abraço também para ti.

    ResponderEliminar