domingo, 22 de agosto de 2010

O primeiro momento...


O Conde Drácula é sem dúvida uma figura incontornável do género de terror, mas apesar do seu amplo sucesso a nível mundial e das diferentes adaptações da personagem, o romance original, criado pela imaginação fértil de Bram Stoker possuía diversas lacunas, sendo a mais flagrante a inexistência no conto de qualquer explicação da origem do vampirismo de Drácula, o que possivelmente não seria um interesse prioritário na narrativa de Bram Stoker, ou provavelmente ele pensaria em abordar esse tema num possível futuro livro, mas o que entretanto penso que não aconteceu.

Como tal e como a sua origem é uma folha em branco, aqui fica então a minha versão da origem deste poderoso vampiro, indo me inspirar no mesmo homem que inspirou a personagem de Bram Stoker, ou seja, Vlad III, O Empalador, também por conhecido por "Drácula", numa tradução livre "filho do Dragão", podendo também significar "filho do Diabo".

Este tal de Vlad, figura pouco simpática, príncipe da Valáquia, possivelmente terá assassinado mais pessoas do que o vampiro Drácula, em séculos de existência, tendo ficado para a história principalmente pela forma sádica e cruel com que matava os seus inimigos, acabando por ser decapitado pelos Otomanos e por ter a sua cabeça enviada a Constantinopla, onde o Sultão a manteve em exposição espetada numa estaca, como aviso aos seus inimigos.

É neste momento que a ficção se inicia, quando o chamado "Filho do Diabo" retorna à vida, mediante algum pacto com o seu "papai" e inicia a sua segunda vida, amaldiçoado a percorrer a Terra se alimentando de sangue e se tornando naquilo que é hoje em dia.

Aqui fica pois retratado esse primeiro momento do renascer de Drácula, quando depois de decapitado regressa à vida, com um ávida sede de sangue, iniciando a sua saga...


Um grande Abraço e cuidado com os pescoços! ;)

6 comentários:

  1. bem hajas Paulo,

    Bem os teus textos são surprendentes pela alegria como escreves...acho que deverias pensar em escrever algo do teu Universo em concreto!!!
    Parabens

    Teu traço é parecido com o Romita ao qual sou grande fan :D

    Parabens
    JRaz

    ResponderEliminar
  2. Bem hajas João Raz, pelos os teus comentários sempre altamente positivos, que me deixam invariavelmente embevecido!

    Em relação à escrita, ela será possivelmente a forma de expressão, a seguir ao desenho, que mais me agrada, o que me levou já a começar a escrever um livro, há alguns anos atrás e que ficou pelas 20 páginas, estando à espera de maior disponibilidade para o retomar, mas pelo andar das coisas, possivelmente não será tão sendo que poderei me concentrar nesse ou em outros escritos mais alongados! ;)

    PS.- Partilho contigo essa admiração pelo grande Romita, um génio artístico e criativo! Mesmo excelente!

    Abraços grandes! :)

    ResponderEliminar
  3. Confesso que já tinha saudades das tuas publicações. Não só pelo teu grafismo que está cada vez melhor, como pelos teus inspirados textos, cuja leitura é sempre um prazer. Gostei daquele tua faceta de mostrares o Vlad, com a cabeça espetada numa lança, como que à espera de renascer. E aquele ar perturbador que parece que nos causa arrepios, mesmo depois de morto. Afinal, não era por acaso que o bom do Vlad, era chamado de empalador, pois espetar corpos em lanças era um dos seus passatempos favoritos. Quanto à damiração pelo Romita, também eu a partilho, quer pelo pai (que, eu, pelo menos, vi durante muitos anos nas tiras do Homem Aranha que saiam no Diário Popular), quer pelo filho (que é de facto senhor de um estilo muito próprio do qual sou fã). Um abraço e a nota de que realmente as férias te fizeram muito bem.

    ResponderEliminar
  4. Concordo perfeitamente com o Raz: o teu traço assemelha-se imenso a essa lenda viva, que eu simplesmente adoro e que me tem acompanhado nos últimos dias (ando a ler Silver Age Marvel Comics) o John Romita (pai).

    Ilustração altamente eficaz e poderosa, muito brm conseguida!

    ResponderEliminar
  5. Adoro a composição, grafismo, coloração, enfim, tudo nesta ilustração! muito bom trabalho Paulo! :)

    ResponderEliminar
  6. Muito bom estar de regresso e muito bons mesmo os vossos comentários, sempre de uma amabilidade e de motivação imensa!

    - João Amaral, sem dúvida de que as férias são sempre um bálsamo para renovarmos energias e é óptimo voltarmos a sentir as baterias carregadas, para mais um ano de muito trabalho(e com um sorriso, orelha a orelha por saber que ainda me faltarão mais 9 dias de férias para gozar). Muito obrigado pelas tuas palavras sempre amigáveis e também pelas boas-vindas, neste meu regresso ao Twotep, pois bem "sofri" nestas três semanas, ao ver todos os temas excelentes que iam aparecendo e eu sem disponibilidade para os executar, mas pronto, pelo menos estes próximos espero já não falhar! ;)

    Grande Ricardo, muito obrigado pelo reforçar dessa comparação que me deixa com o ego em alta, pois não são todos os dias que comparam o nosso trabalho ao de uma lenda viva! Muito obrigado mesmo! ;)

    Ana, muito, muito obrigado pelo o teu comentário, que uma vez mais me faz sair daqui com vontade de dar o máximo, para continuar a evoluir, de modo a que continue sempre a merecer essas palavras positivas! :)

    Um bem haja a todos e muitíssimo obrigado!

    ResponderEliminar