sexta-feira, 30 de julho de 2010

AFONSO, O PENSADOR

A história de Afonso, o conquistador é do domínio público. Por isso, optei antes por dar uma imagem do homem nos raros momentos em que, no seu trono, se confrontava com a solidão... aquela solidão característica de quem está no poder e tem que tomar decisões difíceis. E, não falo apenas a nível de arquitectar estratégias, para vencer batalhas. Falo de opções muitas vezes duras, como a de ter que enfrentar a sua própria mãe. É nesses momentos que ele pensa nos sacrifícios que será obrigado a fazer, para lutar pelos seus ideais... que possivelmente passavam pela conquista de um espaço, de um reino. É verdade que D. Afonso deve ter passado mais tempo na garupa de um cavalo, do que propriamente num trono. Mas, que também ele deve ter tido os seus momentos de introspecção, reflexão e solidão, deve... Ou então, não liguem, sou só eu que estou a inventar um texto para complementar a forma como eu quis ver o tema.

D. Afonso, bem protegido.

Deixo aqui o meu Afonsinho, escondido atrás das saias do seu aio Egas Moniz. Era um miudo rabino, era. :))
É uma ilustração que fiz para um livro sobre o Egas Moniz, o aio de D. Afonso Henriques. Ok não é original para o Blog, mas acho melhor assim a não postar nada.

terça-feira, 27 de julho de 2010

Dom Afonso Henriques,


Jantar de Convívio do TWotEP!

Olá a todos!
Venho informar que já se encontra escarrapachado na página de eventos do Twotep no Facebook a data do nosso jantar. Enviei convites para todos os membros do blog. Caso alguém queira levar acompanhante, que avise na página do evento através de um comentário. O Jantar será numa sexta-feira 13 (uh uh!!) em Agosto, pelas 20h no Indian Palace no Largo do Carmo, Chiado.

Saudações Artísticas,
Ana Maria Baptista


HADOUKEN!

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Dom Afonso Henriques


D. Afonso I de Portugal mais conhecido por Dom Afonso Henriques (Guimarães ou Viseu, 1109(?) — Coimbra, 6 de Dezembro de 1185) foi o primeiro rei de Portugal, cognominado O Conquistador, O Fundador ou O Grande pela fundação do reino e pelas muitas conquistas.




Presto assim... multiplas homenagens artisticas ao nosso fundador com um tema ....
El REI O GRANDE
Abraço a todos
João

Praça Central

Saudações! Sei que devia ser algo novo, mas não tido grande tempo para desvarios =)
Assim, fui ao Baú, e invés de trazer uma das paisagens antigas que já conhecem, trouxe um esquema de como construir uma planta, de uma cidade ou edifício.

Originalmente era o pano de fundo para a construção de um jogo, algo entre um teatro com bancadas, e uma arena.

Imaginei cada uma das vistas, e depois juntei-as para desenhar a planta central.
infelizmente os pormenores é que não devem estar muito visíveis devido à fraca resolução/qualidade.
Espero que gostem.

E acima de tudo não se recatem a construir coisas complexas, existe sempre maneira de facilitar essas construções.
H-M

(Imagem no DA)

Count on this Count von Count!

Olá a todos. Esta semana com uns minutos de atraso..e mais uma vez inacabada.

Ontem andei a fazer mudanças, e procurei especificamente este desenho lá por casa. Foi dos últimos que lá desenhei e achei que merecia ser pintado e postado esta semana. O conceito? Simples: o Van Helsing decide ir caçar o vampiro Count von Count (em Português, o Conde de Kontarr) à Rua Sésamo. E para mim não há maior mundo imaginário do que aquele que me acompanhou de mais tenra idade e que me ensinou, aos 4 anos de idade, a ler: a Rua Sésamo. Brilhantes personagens, extremamente pedagógicos que saíram da mente do grandioso Jim Henson e de outros autores, como Norman Stiles (criador deste Conde inspirado no Bela Lugosi). Desde pequeno que o Conde é o meu personagem favorito (a par do Egas & Becas). Há uns meses decidi rabiscar um crossover entre o Van Helsing e o Conde, et voilá! Adicionei também um dos simpáticos morcegos que o acompanham.

Infelizmente, e mais uma vez por falta de tempo, a ilustração ficou inacabada. Apenas ficaram os tons base definidos, para infelicidade minha, sem qualquer sombra ou luz indicadas. Provavelmente esta semana ainda vou mergulhar-me nela, porque acho que a ilsutração merece, muito em especial pelo carinho que tenho pelo personagem do Conde, mas decidi postá-la assim, que a hora já vai adiantada.

Mais uma vez lamento por postar algo inacabado.

HADOUKEN!!!!!!


Feiticeira Élfica

Aqui vai a última ;) Uma feiticeira.
beijinhos!


























A4 ( 210 x 297 mm )
Lápis de pastel branco e Sanguínea sobre cartolina

domingo, 25 de julho de 2010

Dríade

Olá Pessoal!
Aqui vai a minha primeira ilustração da semana! Ser feminino com forma de árvore: Dríade.
beijinhos






A4 ( 210 x 297mm )
Lápis de Pastel branco sobre cartolina

Preto e branco

Lapiseira vermelha Sakura Pigma no trabalho

Um dia menos bom...


O tema desta semana teve sem dúvida o condão de me permitir explorar um conceito do qual muito gosto, que é o dos "Mundos Imaginários", começando a fazer com que a minha imaginação se encaminhasse na direcção de um mundo que correspondesse a este tema, como resultado disso, eis aqui esta representação de um mundo extra-terrestre, onde a personagem central, esse E.T. com um ar abatido, com a sua nave em mau estado, pensa com certeza de que o seu dia dificilmente irá piorar...o que as simpáticas criaturas que lentamente o circundam, parecem indiciar de que esse seu pensamento poderá não estar de todo correcto.

Infelizmente, apesar de ter feito esta ilustração na madrugada de sábado, acabei por não ter tempo para a colorir, pois hoje ainda me espera muito trabalhinho, em outros projectos, que não me irão permitir, pelo menos por agora, fazer a pintura deste painel, mas espero que durante esta semana, já a consiga postar, pelo menos no site do OMDE, já devidamente colorida!

Um grande Abraço a todos, que vou regressar aos meus "Mundos Imaginários" das histórias infantis! ;)

sábado, 24 de julho de 2010

VISÕES IMPOSSÍVEIS


Deixo hoje um universo só possível em termos de ilustração. Aparentemente aqui tudo se passa num mundo de água, onde as cascatas correm ao contrário, revelando na sua suspensão aparente, uma miríade de luas. Mas será este universo mesmo líquido? Aparentemente sim, aparentemente não... Pelo menos, aqui a natureza parece funcionar, num equilíbrio único, apenas vislumbrado... na minha mente.

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Tea time

Meninos, o chá está pronto!

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Outros Mundos




Mozart

Muito tarde mesmo, mas como já tinha feito o desenho resolvi postar mesmo estando inacabada.

Mozart... ainda


Desculpem, mas uma formatação completa ao meu computador não me permitiu colocar a imagem do Mozart, na semana passada. E como tive o prazer de ilustrar um livro infantil cujo título é "Dó e Mi descobrem Mozart" — da colecção "Grandes Compositores" que saiu com o Jornal Expresso —, não podia deixar de partilhar a minha visão...
Carla Nazareth

Dies Irae/Lacrimosa - (esboço, esboço, esboço)

"Lacrimosa dies illa
Qua resurget ex favilla(...)
"

Ai...esta semana fui eu a publicar fora do tempo e ainda por cima um mero esboço. Esta semana estive atolado de tempo, apenas cheguei agora a casa, e fui logo a correr ao scanner para digitalizar um desenho que tinha feito nuns 12 minutos "ao correr da pena" enquanto esperava, num restaurante, pela comida. Apesar de estar hiper-esboçado, foi dos meus primeiros desenhos que deixei a caneta representar a minha ideia original sem correcções, nem acertos, o que saiu, saiu. O conceito era simples: a parte "Lacrimosa" é das minhas composições favoritas de Mozart (no caso está incluída no movimento "Dies Irae" do Requiem. Imaginei-o a enlouquecer com uma orquestra monstruosa que o visitaria e lhe apresentaria música que ele, posteriormente, mostraria à Humanidade como criação sua. Os monstros ficaram muito mais dóceis do que eu queria, se tivesse refeito a ilustração baseada neste esboço eles teriam o ar mais "evil" que eu conseguisse atribuir...assim....quase que ficaram com ar de músicos da Chalmun's Cantina do Star Wars IV.

Mais uma vez, desculpem enviar fora de horas, e ainda por cima..esboço.


Mini-HADOUKEN!

TEMA DA SEMANA 16- DE 19 A 25 DE JULHO

Decidi apelar à imaginação de cada um dos artistas presentes com o tema: MUNDOS IMAGINÁRIOS. É quase um tema livre, em que cada um pode imaginar o que quiser. Mundos de florestas luxuriantes ou com desertos áridos, mundos próximos da nossa realidade ou outros que só fazem sentido na nossa mente. Fica ao critério de cada um... Votos de uma boa semana, plena de criatividade!

sábado, 17 de julho de 2010

Eine Kleine Nachtmusik




15 min no photoshop do trabalho.

Enjoy

A Música de Mozart

Olá a todos!
Aqui vai a minha contribuição para esta semana. :)



























A4 (210 x 297 mm)
Lápis de Cor

sexta-feira, 16 de julho de 2010

WOLFGANG

Antes de mais, perdoem-me porque Mozart não é de facto a minha praia. Eu, é mais Wagner. Todavia, não é por isso que deixo de considerar que estamos a falar de um dos grandes génios de sempre, por vários motivos. Assim sendo, não quis deixar de prestar a minha pequena homenagem a este compositor que conseguiu ultrapassar as barreiras do seu tempo, para se tornar intemporal e eterno. Presto também um pequeno tributo a outro homem que considero um mestre e uma referência: Salvador Dali, numa imagem, onde pretendi, não retratar o artista enquanto homem, mas sim como alguém que vivia e respirava música por todos os poros. Isso é inegável...

quarta-feira, 14 de julho de 2010


Compondo....

Técnicas usadas: Carvão e Digital

terça-feira, 13 de julho de 2010

Temos Facebook!

Olá pessoal!
Para os que têm página no facebook, aconselho a procurarem a página TWOTEP. É a página do nosso blog onde nos poderemos expandir e aliciar novos colegas artistas! :) Já enviei convite a alguns, mas não tenho o contacto de todos!


Ao TWOTEP!
beijinhos!

P.S. - Sugiro que em Agosto se marque um pequeno jantar de confraternização. Sugiro que comecem a colocar os dias disponíveis para o efeito.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Tema da Semana 15: 12-18 JUL

Nascido a 27 de Janeiro de 1756, veio com sua mestria, revolucionar a música clássica. Favorecido pela sociedade da época, destacou-se como um dos maiores compositores através de mais de 600 obras. (Entre elas: As Bodas de Fígaro, A flauta mágica ou A Clemência de Tito)
Morre em 1791, deixando-nos o seu legado como obras de referencia e de aprendizagem.

O tema desta semana é Wolfgang Amadeus Mozart

Ta ran Tan Tan ... Phhsss!

domingo, 11 de julho de 2010

Wanyudo




Desta vez trago um pouco de mitologia japonesa desenrascada em cerca de 2 horas XD.

O Wanyudo e um dos mais conhecidos yokais japoneses e é uma criatura aérea do sexo masculino.
Sendo um dos yokais mais antigo conta a história que à mais de 1000 anos, na era Heian, um nobre tirano com o mau hábito de maltratar pessoas da aldeia foi assassinadao durante uma volta pela cidade numa carroça puxada a bois e que o seu espiríto vingativo voltou sob a forma do Wanyudo. Muitos dizem que ainda hoje em dia ele assombra as ruas de Kyoto e de outras cidades.

Se quiserem mais alguma info sobre o bicho peçam que tenho por aqui mais XD.

Lapiseira vermelha, sakura pigma, Photoshop + cintiq.

Enjoy

Ícaro

"(...)E desprezando todos os conselhos de prudência elevou-se cada vez mais alto, cada vez mais perto do Sol. (...)"

Ícaro é o símbolo do intelecto que se tornou insensato... da imaginação pervertida. (1)

(1) CHEVALIER, J. e GHEERBRANT, A. Dicionário de Símbolos"


  

sábado, 10 de julho de 2010

JÚPITER, O ROSTO DA DECADÊNCIA

Considerando que o tema da semana, Criaturas da Mitologia, também considera os deuses, decidi representar hoje algo que não me é completamente inédito (embora a ilustração tenha sido feita propositadamente para aqui). Trata-se de Júpiter, que já representei num dos episódios de O Que Há de Novo No Império?, uma banda desenhada da qual já fiz vários episódios. Mas a criatura que represento aqui está longe da sua época áurea, em que foi o deus dos deuses. Até os raios que emite, outrora poderosos e temidos, não passam agora de reflexos tímidos de um homem velho e cansado, a ver o seu poder de séculos, perder-se perante as novas religiões nascentes. Ele é, no fundo, um reflexo de um império (o romano), também ele, em declínio. Por isso, observa os dias que virão com medo. Afinal, depois de ter reinado séculos sem fim, como guardião das leis e da justiça, vê agora, aterrado, que os seus dias estão a chegar ao fim... 

A Paixão de Fauno


Confesso que quando sugeri este tema, não tinha ainda formulada qualquer ideia do que poderia fazer, sabendo apenas que gostaria de ter a oportunidade de desenhar criaturas mitológicas, pelas imensas possibilidades que esta temática oferece. Entre tantas criaturas pertencentes ao Mito, o mais difícil foi escolher uma, dificuldade essa que se tornou fácil hoje de manhã, com o surgir da ideia para esta ilustração. Eis pois aqui representada "A Paixão de Fauno", um ser protector dos rebanhos e amantes das florestas, que se deixa apaixonar por uma bela sereia, num amor que tem tudo para ser correspondido e de certeza que o será! ;)

Aproveito também para dar os parabéns pela grande criatividade de todos os participantes, que têm escolhido criaturas dos Mitos bastante originais, permitindo-me também ficar a conhecer um pouco mais sobre elas!

Abraços e até já! ;)

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Fae

Deusa ou Fada. Há quem lhe chame Morgana, Morgaine ou simplesmente Fae. Meia-irmã do Rei Artur e esposa infeliz de Urien. Na mitologia está associada à morte e ao mar.

Aqui vai então a minha ilustração:



























Grafite e Aguarela
297 x 420 mm

"A metamorfose de Ícaro" Olé! eis a minha primeira participação das muitas que virei a ter neste blog(espero). Prometo caprichar na próxima.


acrílico s/papel - 2 imagens para começar...

Ícaro (queda em fim-de-tarde)


acrílico s/tela

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Baba Yaga

Olá a todos. Esta semana vai apenas um desenho rápido de 30 minutinhos aqui à hora de almoço. Trata-se da Baba Yaga da mitologia eslava, que era uma bruxa dos bosques que raptava e comia crianças que se portavam mal (o nosso papão portanto) e que voava ora num almofariz, ora numa vassoura. Ela vivia numa casa que caminhava com patas de galinha, mas que, não consegui adicionar à composição. Um belíssimo exemplo de uma grande história do folclore de leste.

HADOUKEN!

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Dark Medusa

Olá Amigos aqui vai a minha versão da Medusa para o tema semanal

Abraço a todos
João

Cabeça nas nuvens




Aqui vai a minha primeira participação no TWOTEP.
Já vem um bocado tarde, mas já estava feito desde a semana passada, mas entretanto ficou esquecido e só hoje é que me lembrei de digitalizar.
Infelizmente é apenas um esboço, não houve tempo para mais.
Fil


Tema da Semana 14: 5-11 JUL

O Paulo enviou-me uma mensagem com o tema:

Criaturas de Mitologia.

domingo, 4 de julho de 2010

In Wonderland




















Olá pessoal,

Aqui vai a minha ilustração desta semana feita à pressa.
Beijinhos!

Esculpindo nuvens


Se tivessemos esse poder, acho que todos o estariamos a fazer!

Esta semana resolvi pegar num personagem conhecido, a Storm dos X-Men. Ainda demorei cerca de dez horas de volta da ilustração, mas acho que foram muito bem gastas. Diverti-me bastante.

Um abraço.

Head in the Clouds

I remember when she was gone.
She was gone forever.
If we try hard, we can see her in the greenest of fields.
Mirror in hands, and head in the clouds.





Esta semana, ilustração curtinha. Quarenta minutitos de pintura hoje. O desenho foi feito na segunda-feira, como é hábito. Decidi uma abordagem conceptual, e representar alguém cuja cabeça estivesse nas nuvens. Ou tivesse as nuvens na cabeça. Uma espécie de espírito perdido.

HADOUKEN!



"Daydreaming"...


... Ou cabeça nas núvens... algo que decerto todos aqui fazemos com alguma frequência. :) A personagem deste desenho divaga na sua imaginação enquanto saboreia distraídamente umas cerejas e uma tarde quente de verão.

Este desenho já fiz há algum tempo atrás, mas acho que condiz com o tema. E além disso custava-me ficar mais uma semana seguida sem participar por causa do trabalho. ;)

sábado, 3 de julho de 2010

By the pond!

Olá!

Aqui vai um completamente às 3 pancadas mas não houve tempo para mais!

Lápis de carvão F e Photoshop com a cintiq mais lagada do universo ;_;

Enjoy

sexta-feira, 2 de julho de 2010

...E O CÉU COMO HORIZONTE!

Pensei deixar passar esta semana em branco, não pelo tema em si (que é aliás muito rico e amplo no campo das interpretações), mas porque estou cheio de trabalho. Mas, ao procurar coisas nos arquivos, deparei-me com esta ilustração feita para um postal, que, penso, tem tudo a ver com o tema. Aqui, estes amigos estão literalmente com a cabeça nas nuvens. Mas estão-no, sobretudo, porque o céu é o limite último de todos os sonhos. E todos os sonhos são válidos, independentemente do tamanho ou da forma. Quanto ao que cada um deles imagina ao olhar para o horizonte, deixo à consideração de cada um. Experimentem meter a cabeça nas nuvens e, por certo, verão alguma coisa...