Mostrar mensagens com a etiqueta Semana 09 - Os Girassóis de Van Gogh. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Semana 09 - Os Girassóis de Van Gogh. Mostrar todas as mensagens

domingo, 6 de junho de 2010

The sunflower house of Van Gogh, the gnome

Esta semana tentei experimentar duas coisas diferentes (uma "gamada" do Miguel Gabriel): pintar directamente sem lápis, e experimentar uma pincelada mais solta, típica do pós-impressionismo. O título é auto-explicativo do conceito da ilustração. Quando andei a fritar a cabeça para arranjar um conceito, comecei a desenhar com traços soltos o quadro, e veio-me a ideia de fazer uma casinha a partir dali. Et voilá! Hora e meia de trabalho hoje, porque não houve tempo para mais infelizmente.

HADOUKEN!

sexta-feira, 4 de junho de 2010

DELÍRIOS À VOLTA DE VAN GOGH

O que apresento, provavelmente, pouco tem a ver com o tema, mas quando vi que esta era uma semana dedicada aos girassóis de Van Gogh, isto foi o que me ocorreu: misturar o desenho com a forma única e peculiar que o pintor tinha. É como se uma personagem qualquer entrasse dentro de uma tela do pintor e visualisasse todo um novo universo que se abre, universo esse em que o centro seriam precisamente os ditos girassóis. Não sei se consegui esse efeito (até porque eu estou longe do génio de Van Gogh), mas pelo menos esta foi uma ilustração que me permitiu andar a brincar umas horas no Painter, a experimentar novos pincéis e técnicas...

Musa de van Gogh


"The sunflower is mine in a way." -Vincent van Gogh



quinta-feira, 3 de junho de 2010

A verdade finalmente revelada...!


Van Gogh é sem dúvida um dos artistas de todos os tempos que maior curiosidade desperta nos historiadores, havendo no que diz respeito à sua vida, um episódio gerador de algumas polémicas entre os estudiosos, mais propriamente o episódio de ter tido a sua orelha direita parcialmente cortada, mutilação essa que alguns defendem ter sido auto-infligida, enquanto outros defendem ter sido causada por uma discussão com o seu amigo(??) Paul Gauguin, que lhe cortara a orelha.

Agora, passados séculos, o mistério por detrás desse episódio veio finalmente ser solucionado, com a descoberta de um pequeno esboço, desenhado e assinado pelo próprio Van Gogh, em que o pintor, que tanto gostava de pintar auto-retratos (pintou para cima de 30 retratos de si próprio, ao longo da sua vida), representa o momento e o motivo que o levou a perder parte da orelha, que não foi nada mais, nada menos do que uma partida que correu mal, de Raphael Fonseca, filho da vizinha de Van Gogh e que trocara o vaso com girassóis por um outro com uma esfomeada planta carnívora!

Esta nova prova, que vem trazer uma luz revigorante no sentido de esclarecer este mistério, ainda não está aceite pela comunidade internacional, mas o facto de a assinatura presente no desenho corresponder à assinatura verdadeira do artista, de certeza que fará com que esta nova versão seja a que figurará futuramente nos livros de História! :)

Quel beau chapeau.

Pois esta senhora pelo contrário, está muito bem vestida. E girassois como estes... só num chapéu!

Marca Perpétua

É verdade.. Cada vez têm menos roupa!
Mas do mal o menos, se tivesse seguido a ideia do Ricardo Correia estaria muito mais escandaloso.
Inspirei-me num dos episódios do LA Ink, em que um arquitecto tatuou o Monumento à III Internacional de Tatlin no braço.

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Os Girassóis de Van GOTH

Nunca tinha imaginado uma versão goth do Gogh ...mais uma pitada de Fernando Pessoa....


domingo, 30 de maio de 2010

Tema da Semana 09: 31 Mai - 6 Jun

A Patrícia enviou-me o tema da semana por SMS, o qual transcrevo:

"O tema é "Os Girassóis de Van Gogh". A ideia é cada um representar com o seu estilo a mesma coisa, podendo introduzir o seu cunho pessoal".

HADOUKEN!