quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Yeh-teh ou Yeti para os amigos...

Yeh-teh (do tibetano), mais conhecido no mundo ocidental por Yeti, é um dos mistérios do mundo moderno, preenchendo o imaginário de inúmeros investigadores, curiosos e fantasistas.

Têm sido ao longo dos anos, inúmeros os relatos de pessoas que têm avistado esta criatura fantástica, sendo sem dúvida um dos avistamentos mais famosos o realizado por Anthony Wooldridge, em 1986.

Posteriormente Anthony Wooldridge negaria tal avistamento, tendo alegado de que teria confundido o Yeti (ou Yeh-teh para os amigos) com uma pedra coberta de neve(??) (mais informações aqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ieti ) .

Obviamente que tal contradição acabou por gerar uma chacota geral, levantando uma pertinente questão: o que levaria um explorador experimentado a confundir uma criatura fantástica com uma pedra com neve? E se ele teria visto realmente o Yeti...porque teria então negado posteriormente que o teria visto?

A resposta surgiu apenas neste ano de 2012, depois de encontrada esta foto nos arquivos de Anthony Wooldridge, a qual partilho aqui convosco e através da qual se pode entender facilmente o motivo que esteve por detrás de Wooldridge ter escondido a sua descoberta:

O Yeti é um ser extremamente dócil e tímido, que teria sido facilmente perseguido e capturado pelo vil Homem, pelo que Anthony Wooldridge preferiu cair no ridículo, mentindo para proteger esta criatura da crueldade  humana.

Um bem-haja para Anthony Wooldridge e a sua sensata decisão! ;)


PS.- Enquanto criava esta ilustração, ia-me surgindo várias ideias para uma Banda Desenhada, fruto de ser mais um criador de BD do que um Ilustrador. Como resultado de algumas dessas ideias criei uma pequena BD de apenas algumas vinhetas, somente pelo prazer criativo e que pode ser vista aqui neste link: http://omundodoestranho.blogspot.com/2012/01/fernandoo-yeti-solitario.html

Beijos e Abraços!

2 comentários:

  1. É uma abordagem engraçada e original ao tema, gostei muito. A ilustração está muito gira, acompanhada de um texto divertido e sensível.

    Ainda bem que também quiseste revitalizar o blog, este tem sido uma interessante fonte de ideias e experiências.

    abraço

    ps: criei a etiqueta, por lapso também não tinha posto na minha

    ResponderEliminar
  2. Muito Obrigado Rui pelo sempre bem-vindo comentário e ainda para mais um comentário bastante positivo, o que faz sempre bem ao ego de qualquer artista! ;)

    De facto urge o revitalizar do Twotep, pois este é um projectos mesmo muito interessante e que permite entre outras particularidades, a prática da criatividade ao artista, em temas que originalmente não escolheria e uma boa interacção entre autores, tirando ainda o facto de que é divertido criar e ficar a conhecer as diferentes versões de cada artista! Vamos ver o que 2012 reserva ao blogue, mas da minha parte irei procurar realmente ter uma participação mais assídua! :)

    PS.- Depois de ter criado esta ilustração achei que as duas personagens possuam uma química muito especial, pelo que baseado nisso criei uma pequena BD de apenas algumas vinhetas e apenas pela diversão de desenhá-las um pouco mais. Se quiseres dar uma espreitadela estás aqui neste link: http://omundodoestranho.blogspot.com/2012/01/fernandoo-yeti-solitario.html

    Grande Abraço e votos da continuação dos bons trabalhos!

    ResponderEliminar