Quando vi este tema pensei em diversas hipóteses de representação, quer sejam os personagens carismáticos das Histórias de Sheherazade, como Ali Baba, Sinbad, ou Aladdin, ou até, a ilustrar umas das minhas músicas favoritas de Kamelot ("Nights of Arabia").
Mas há algo que marque mais a imaginaç
ão ocidental em relação ao folclore do Próximo Oriente, do que os Jinn? Figuras essas, tão celebremente imortalizadas pela Disney, no grandioso "Aladdin", com a personagem Genie, com a voz de Robin Williams? Decidi porém, tal como costuma ser o meu hábito, distorcer um pouco visualmente o conceito do Jinn, que para além do grande olho central, conta também com 2 olhos laterais, e uma série de piercings por onde passam umas correntes que o mantém preso, quiçá, a um plano extradimensional. Em primeiro plano, é claro, o detentor da Lâmpada Mágica. Aladdin? Não sabemos...
Do ponto de vista técnico demorei cerca de 14 horas no total para acabar este trabalho. Fiquei impressionado com o gozo que me deu ter conseguido finalizar uma ilustração sem as amarras da lineart. Pintado em Photoshop, sem Effects, apenas "jogos" de pinceladas e layers. Em relação às layers é também curioso que fui conseguindo reduzir o número de layers, fazendo sempre que possível um merge. Penso que o ficheiro final deve ter umas 3 layers.
Mas o resultado ficou espectacular e original. Excelente trabalho!
ResponderEliminarSimplesmente fantástico Ricardo! :)
ResponderEliminarConfesso de que tenho andado um pouco afastado aqui do blogue, mas é sempre um motivo de satisfação poder encontrar no meu regresso, um trabalho da qualidade do teu! Sem dúvida de que continuas em acelerada evolução de toda a tua técnica de desenho e pintura, sendo de realçar também o modo como criaste um Jinn extremamente original!
Os meus Parabéns! ;)
uma ilustração impressionante, para mais sem recurso a line-art!
ResponderEliminarQuando é que pensas atender os telefones aos amigos? Tirando isso, as tuas ilustrações estão cada vez melhores.
ResponderEliminar