sexta-feira, 16 de julho de 2010

WOLFGANG

Antes de mais, perdoem-me porque Mozart não é de facto a minha praia. Eu, é mais Wagner. Todavia, não é por isso que deixo de considerar que estamos a falar de um dos grandes génios de sempre, por vários motivos. Assim sendo, não quis deixar de prestar a minha pequena homenagem a este compositor que conseguiu ultrapassar as barreiras do seu tempo, para se tornar intemporal e eterno. Presto também um pequeno tributo a outro homem que considero um mestre e uma referência: Salvador Dali, numa imagem, onde pretendi, não retratar o artista enquanto homem, mas sim como alguém que vivia e respirava música por todos os poros. Isso é inegável...

quarta-feira, 14 de julho de 2010


Compondo....

Técnicas usadas: Carvão e Digital

terça-feira, 13 de julho de 2010

Temos Facebook!

Olá pessoal!
Para os que têm página no facebook, aconselho a procurarem a página TWOTEP. É a página do nosso blog onde nos poderemos expandir e aliciar novos colegas artistas! :) Já enviei convite a alguns, mas não tenho o contacto de todos!


Ao TWOTEP!
beijinhos!

P.S. - Sugiro que em Agosto se marque um pequeno jantar de confraternização. Sugiro que comecem a colocar os dias disponíveis para o efeito.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Tema da Semana 15: 12-18 JUL

Nascido a 27 de Janeiro de 1756, veio com sua mestria, revolucionar a música clássica. Favorecido pela sociedade da época, destacou-se como um dos maiores compositores através de mais de 600 obras. (Entre elas: As Bodas de Fígaro, A flauta mágica ou A Clemência de Tito)
Morre em 1791, deixando-nos o seu legado como obras de referencia e de aprendizagem.

O tema desta semana é Wolfgang Amadeus Mozart

Ta ran Tan Tan ... Phhsss!

domingo, 11 de julho de 2010

Wanyudo




Desta vez trago um pouco de mitologia japonesa desenrascada em cerca de 2 horas XD.

O Wanyudo e um dos mais conhecidos yokais japoneses e é uma criatura aérea do sexo masculino.
Sendo um dos yokais mais antigo conta a história que à mais de 1000 anos, na era Heian, um nobre tirano com o mau hábito de maltratar pessoas da aldeia foi assassinadao durante uma volta pela cidade numa carroça puxada a bois e que o seu espiríto vingativo voltou sob a forma do Wanyudo. Muitos dizem que ainda hoje em dia ele assombra as ruas de Kyoto e de outras cidades.

Se quiserem mais alguma info sobre o bicho peçam que tenho por aqui mais XD.

Lapiseira vermelha, sakura pigma, Photoshop + cintiq.

Enjoy

Ícaro

"(...)E desprezando todos os conselhos de prudência elevou-se cada vez mais alto, cada vez mais perto do Sol. (...)"

Ícaro é o símbolo do intelecto que se tornou insensato... da imaginação pervertida. (1)

(1) CHEVALIER, J. e GHEERBRANT, A. Dicionário de Símbolos"


  

sábado, 10 de julho de 2010

JÚPITER, O ROSTO DA DECADÊNCIA

Considerando que o tema da semana, Criaturas da Mitologia, também considera os deuses, decidi representar hoje algo que não me é completamente inédito (embora a ilustração tenha sido feita propositadamente para aqui). Trata-se de Júpiter, que já representei num dos episódios de O Que Há de Novo No Império?, uma banda desenhada da qual já fiz vários episódios. Mas a criatura que represento aqui está longe da sua época áurea, em que foi o deus dos deuses. Até os raios que emite, outrora poderosos e temidos, não passam agora de reflexos tímidos de um homem velho e cansado, a ver o seu poder de séculos, perder-se perante as novas religiões nascentes. Ele é, no fundo, um reflexo de um império (o romano), também ele, em declínio. Por isso, observa os dias que virão com medo. Afinal, depois de ter reinado séculos sem fim, como guardião das leis e da justiça, vê agora, aterrado, que os seus dias estão a chegar ao fim... 

A Paixão de Fauno


Confesso que quando sugeri este tema, não tinha ainda formulada qualquer ideia do que poderia fazer, sabendo apenas que gostaria de ter a oportunidade de desenhar criaturas mitológicas, pelas imensas possibilidades que esta temática oferece. Entre tantas criaturas pertencentes ao Mito, o mais difícil foi escolher uma, dificuldade essa que se tornou fácil hoje de manhã, com o surgir da ideia para esta ilustração. Eis pois aqui representada "A Paixão de Fauno", um ser protector dos rebanhos e amantes das florestas, que se deixa apaixonar por uma bela sereia, num amor que tem tudo para ser correspondido e de certeza que o será! ;)

Aproveito também para dar os parabéns pela grande criatividade de todos os participantes, que têm escolhido criaturas dos Mitos bastante originais, permitindo-me também ficar a conhecer um pouco mais sobre elas!

Abraços e até já! ;)

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Fae

Deusa ou Fada. Há quem lhe chame Morgana, Morgaine ou simplesmente Fae. Meia-irmã do Rei Artur e esposa infeliz de Urien. Na mitologia está associada à morte e ao mar.

Aqui vai então a minha ilustração:



























Grafite e Aguarela
297 x 420 mm

"A metamorfose de Ícaro" Olé! eis a minha primeira participação das muitas que virei a ter neste blog(espero). Prometo caprichar na próxima.


acrílico s/papel - 2 imagens para começar...

Ícaro (queda em fim-de-tarde)


acrílico s/tela

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Baba Yaga

Olá a todos. Esta semana vai apenas um desenho rápido de 30 minutinhos aqui à hora de almoço. Trata-se da Baba Yaga da mitologia eslava, que era uma bruxa dos bosques que raptava e comia crianças que se portavam mal (o nosso papão portanto) e que voava ora num almofariz, ora numa vassoura. Ela vivia numa casa que caminhava com patas de galinha, mas que, não consegui adicionar à composição. Um belíssimo exemplo de uma grande história do folclore de leste.

HADOUKEN!

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Dark Medusa

Olá Amigos aqui vai a minha versão da Medusa para o tema semanal

Abraço a todos
João

Cabeça nas nuvens




Aqui vai a minha primeira participação no TWOTEP.
Já vem um bocado tarde, mas já estava feito desde a semana passada, mas entretanto ficou esquecido e só hoje é que me lembrei de digitalizar.
Infelizmente é apenas um esboço, não houve tempo para mais.
Fil


Tema da Semana 14: 5-11 JUL

O Paulo enviou-me uma mensagem com o tema:

Criaturas de Mitologia.